sexta-feira, 27 de abril de 2012


  Olá...
  "Rico Na Matrix" é um blog onde relatarei a minha caminhada rumo a ser rico dentro do sistema financeiro capitalista em que vivemos, que particularmente, considero uma verdadeira matrix, onde só alguns conseguem escapar da mesma.
 
    
  Quem sou
  Sou um mero cidadão da classe, digamos B média/baixa (acredito eu), tenho 36 anos, um carro, um ap, sou  casado e tenho uma filha.
  Trabalho com TI há 15 anos e não tenho muito o que reclamar quanto ao salário que recebo e ao padrão de vida que levo.
  Enfim, me encaixo no perfil de muitos paulistanos que vivem na correria pra se manter nesse padrão (uma verdadeira corrida de ratos).

 
 
  Objetivo Financeiro
  Quero ficar Rico na Matrix que vivemos, quero ser independente financeiramente, poder um dia trabalhar com o que eu amo (música), sem se preocupar se meu salário vai dar para pagar a luz, por exemplo.
  A batalha pra sair da matrix não é fácil, principalmente pra mim, que vem de uma família imersa dentro da matrix, sem muitos conhecimentos financeiros e sem mesmo saber que vivem dentro uma matrix.
  Sei que estou atrasado com relação a tempo/idade, pois estou com 36 anos e vou começar a traçar essa rota agora... mas como nada pra mim é fácil, pois sempre tive que economizar pra ter as coisas, já estou acostumado. Meu plano é bastante agressivo quanto a isso. 
  


 
  Abaixo segue resumo da minha caminhada até a posição financeira atual que tenho hoje.
  

 
  Etapas financeiras da minha vida
  De 0 até 18 anos
  Morei com a minha mãe e padrasto a maioria desse tempo. Não tive referência de boa educação financeira adequada. O que recebíamos em dinheiro, gastávamos sem se preocupar com o futuro.
 
  Dos 18 aos 28 anos
  Morei com a minha vó. Apesar de ser uma pessoa super humilde em seus conhecimentos, foi aqui que aprendí a poupar, pois tive que começar a ajudar em casa com despesas, etc.
  Queria estudar música, mas era uma época um pouco mais difícil (início dos anos 90), não tinha muitos contatos nesse meio. Então, decidí estudar Informática, pois trabalhava em um banco e lidava com isso o tempo todo.
  Conseguí pagar a facul, foi um sufoco, lembro que ganhava 350 mangos e a facul era 250 mangos... só sobrava o dinheiro para o busão. Mas conseguí, graças a Deus.
 
  Após terminar a facul, as portas para um salário melhor se abriram e tive um salário melhor com o passar do tempo. 
  Não guardava muito dinheiro, mas sempre tinha pra sair, passear, etc.
 
 
  Dos 28 até hoje
  Casei, comprei um ap financiado, vendí, mudei para uma casa, vendí e comprei outro ap, numa localização perfeita em SP: tudo perto, escola, serviço, farmácia, padaria, etc., só atravessar a rua.
  Foi no início do casamento que ganhei um livro 'Casais inteligentes enriquecem juntos' do Gustavo Cerbasi e aí TCHAN! acendeu na minha cabeça o interesse por essa área.
  Lí alguns livros dele, outros como 'Pai rico e Pai pobre', etc. O que aprendí foi a poupar mais e não gastar muito com bobeiras. Isso eu aprendí e graças a isso temos um ótimo apartamento hoje.
  O que nunca fiz, foi colocar em prática um plano para alcançar a Independência Financeira (IF), acredito, pelo fato de nunca ter contato com esse tipo de gente, pela minha educação/paradigma, medo, etc.   
 
  

 
  Posição Financeira Atual (Fechamento de Abril/2012):
 
  Carro.............................:   1.800,00 

        (Devo R$ 5.200,00 para o meu pai)
  Apartamento.......................: 344.000,00 

        (Devo R$ 44.000,00 para a CEF... o ap vale uns 340 mil)
  Poupança..........................:   8.118,05
  CDB...............................:  12.330,99
  Fundos Bradesco (Vale/Petro)......:   4.351,13
  Previdência (Itaú Filha)..........:   3.214,18
  Previdência (Itaú Minha)..........:   2.942,72
  Previdência (Minha II)............:     504,00
   
  Total de Passivos.........: 301.800,00
  Total de Ativos...........:  31.461,07
 
  Salário Atual BRUTO.....: 7.400,00  
  Salário Atual LÍQUIDO...: 5.000,00 (Já pagos previdencia(Minha II), almoço e convenio médico (3 pessoas))
 

  Principais Despesas fixas mensais atuais
  Prestação Ap............: 570,00
  Condomínio..............: 460,00
  Escolinha...............: 850,00 (um roubo!)
  Mercado.................: 600,00
  Carro...................: 300,00 (faltam 18 parcelas)
  BlockBuster.............:  65,00
  Telefone................:  80,00
  Internet................:  60,00
  Luz.....................:  60,00
  Gáz.....................:  20,00
  Fins de Semana..........: 300,00 (previsao mensal)
  Gasolina................:  50,00
  Previdencias (Itaú).....: 220,00
 
  Total...................: 3.635,00
 
  Sobra mais ou menos uns R$ 1.000,00... caso as despesas acima mantenham-se no eixo, mas eventualmente aparece algo pra pagar: roupas/remédios/revistas/etc.
  Resumindo, não sobra muito. 
  Minha esposa está mudando de área e no momento não pode contribuir (mais detalhes em posts futuros).
 

  



  Como vou ficar rico com uma vida dessas???
 

  Plano

  Nos próximos posts estarei relatando sobre meu plano em busca da IF.

  Mas desde já aceitos dicas, pois quero sempre aprender/discutir, etc.

Abraços !


Rico na Matrix

20 comentários:

  1. CAra, sou um pouco mais velho que vc, tenho 38, também deixei de ser analfa financeiro depois dos 33 anos,meio tarde.

    Quero te dar os parabéns pelo blog, esse caminho vale a pena, já fiz muita coisa na vida, mas só agora eu vejo que existe algum sentido, alguma esperança.Diferente da corrida dos ratos.


    Não tenho filhos e moro em casa própria de família, herança meio enrolada, mas pago aluguel de um kitnet perto do trabalho.


    Como sou funcionário público e já estou perto dos 40, não vou ficar alucinado em busca do primeiro milhão, sei que ele vai vir, mas vou usar os dividendos para melhorar minha qualidade de vida agora, não dá para esperar 15 anos.


    Em relação à família eu não tenho filhos, pretendo casar, mas desde que a futura esposa colabore com as despesas da casa e com os aportes.


    Acho que vc devia estudar um pouco sobre ações, não é difícil. Depois de um tempo vai ser melhor investir diretamente do que deixar dinheiro em fundos.Há muita coisa boa na Bovespa, muitas empresas pagam dividendos excelentes.

    Um grande abraço e seja bem vindo ao mundo dos investidores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas dicas "alien1rj"

      O que faltava pra eu começar a investir na bolsa era mesmo conhecimento sobre tal... pois conseguiria 'investir' até em fundos de ações.. mas comprar ações diretamente não.

      Acabei de ler o livro 'Bolsa para Mulheres'. Calma. Não é um livro de moda e eu sou 'espada'. rsss

      Por incrível que pareça, foi o único livro que lí que explicou claramente como comprar ações, em bastante detalhes e sem complicar, muito bom! Os outros que eu lia sempre falavam por cima.

      Agora acabei de comprar 'O Mercado de ações em 25 episódios' já lí o início! Esse livro promete! recomendo.

      Depois disso vou investindo aos poucos em ações e após vender meu ap, vou investir muuito em ações, vou ter que arriscar. quero aos 42 estar bem, no quesito IF.

      Quanto à mulher, graças a Deus, casei com uma mulher ciente do que é dinheiro, embora não tinha tanto conhecimento sobre investimentos (como eu não tinha também). Mas ela não é daquelas q sai torrando o money do marido. Depois posto os planos sobre R$ no que envolve-a.

      Abraços!

      Excluir
    2. Só corrigindo a frase "ou investir muuito em ações"... o correto é "vou investir em ações também, aos poucos".
      Motivo da correção: Estudos e estudos. :)

      Excluir
  2. Seja bem vindo a blogoesfera meu amigo, espero que tenha boa sorte na caminhada.
    -
    -
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado LORD!.. vamos nos falando!

      Excluir
    2. Primeiramente, parabéns pelo blog!!!

      Bem, se vc for vender o ap, quita o carro primeiro. Segundo, compra um imóvel em outro lugar, pagando mais barato no condomínio. Educação nunca é caro, mas R$ 850,00 em escolinha de criança? Putz!!! Vejo ai que vc pode economizar, pelo menos, R$ 1000,00 a mais, fazendo essas trocas. Também, vc pode deduzir varias coisas no IPR, dá uma verificada (a escolinha é uma, vê a previdência tbm). Como vc trabalha com TI é fácil fazer bico, ai aumenta os aportes.

      O que não entendi foi o valor do carro R$ 1.800,00?

      Outra dica para aumentar os conhecimentos é dá uma olhada nos excelentes blogs: HC investimentos, Viver de Renda, Quero Ficar Rico, Blog do Corey, Milionario em 2013, entre outros.

      Um abraço.

      Guimarães.

      Excluir
    3. Oi Guimarães...

      Então... o carro eu paguei somente R$ 1.800,00 para o meu pai, de um dívida de R$ 7.000,00, ou seja, tenho dele somente os 1.800, o resto é dívida.

      No IPR desse ano, já declarei a escolinha e a previdência, o que puder pegar de volta, vou pegar sim! ;)

      Quanto aos Blogs estou lendo todos que posso, livros, etc...

      Daqui uns dias posto o meu plano para atingir a IF.

      Abração!

      Excluir
    4. Guimarães, só pra constar... a sua dica me é bem vinda na data de hoje. Rsss. Detalhes em novos posts.

      Abraços.

      Excluir
  3. Ola RNM
    Parabens pela iniciativa do blog.
    Tambem moro em apto proprio e tenho uma filha pequena. Nossa diferenca eh que sou um pouco mais novo e minha esposa nao trabalha.
    Sucesso para nos todos.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana Dividendos!

      Já estou de olho no seu blog e aprendendo muito com ele!

      Abraços!

      Excluir
  4. Caro RNM,

    À bordo da Nabucodonosor, se o Morpheu estivesse te observando, certamente ele não te resgataria da Matrix. Vc pensa que está saindo dela, mas está se preparando, como um boi na manada, para sustentar o sistema e entregar seu dinheiro para os outros.

    Acho louvável sua iniciativa de estudar finanças. A burrice e falta de organização das pessoas com dinheiro leva a muitos desgostos na vida. Mas a falta de dinheiro não faz tudo sozinha, sabia? As pessoas não conseguem juntar dinheiro, ou, quando conseguem, colocam tudo a perder, por um defeito delas mesmas: a ARROGÂNCIA!

    Vc ganha R$ 7.500, o que em SP não é grande coisa, mas tb te permite ter um padrão de vida intermediário. Pode não sobrar muito, mas vc parece ter uma bela família, boa esposa, filha em escola legal. Vc mora em SP e não pega trânsito!!!

    Trabalha há 15 anos e não tem do que reclamar do trabalho. Então, por que parar de trabalhar?

    Vc não começou muito bem lendo baboseiras do Cerbasi, pois esse cara escreve apenas o que desejamos ler e só pensa em vender livros. Eu vou escrever o que vc NÃO quer ler e vc vai me odiar por isso.

    Já fez umas continhas simples de matemática financeira? Já calculou a taxa de juros anual que seu dinheiro precisa render para poder ficar milionário no tempo que vc deseja? Afinal, sabe quanto precisará juntar e em quanto tempo para ficar rico? Até o noob do Viver de "Lenda" fez isso! Como vc consegue ser pior do que ele?!

    Vc quer fazer projeção de rentabilidade em RV?! Se isso fosse possível não seria RV e sim RF porra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem regras para seguir quando se investe. Quanto mais novo, mais pode arriscar em RV. Quanto menos aversão ao risco, mais pode arriscar em RV. Se não tem filhos, mais pode arriscar. Vc não é nenhum garoto e tem uma filha. Só isso já te limita bastante. Mas seu maior problema é sua total ausência de aversão a riscos. Isso tudo devido à sua (advinha?) ARROGÂNCIA! Um cara que se auto-intitula Rico na Matrix, certamente se acha num patamar superior ao "resto" da sociedade. Acha que pq leu um livro de um autor de merda já sabe tudo sobre investimentos. Se acha o "escolhido" e que vai ficar rico de uma hora pra outra. Meu amigo, o escolhido da vida real é o Thor Batista! Pessoas como eu e vc levam DÉCADAS para juntar algum patrimônio (e nem assim é garantido)! Vc vai confinar sua família por DÉCADAS num quartinho na casa da sua sogra? Claro que não, pois como já disseram, sua esposa vai te dar um belo pé na bunda, ficar com metade do que vc tem e te deixar na rua da amargura. Quando a coisa apertar, duvido que ela aguente.

      Vc tá empolgadinho pq leu um livro ou meia dúzia de blogs com informações imprecisas e duvidosas? Nunca tome decisões ou opere na bolsa tomado por emoções boas ou ruins! Não invista se estiver triste ou alegre! Seja um robô! Ah, isso vc já é, mas tá sem processador né...

      Vai vender ap para investir em RV? Sua consulta com o Dr Ferro já está marcada, sabia? Eu duvido muito que vc não venda suas ações quando elas despencarem 60% na sua cara. Do jeito que vc se emociona fácil... kkkk!

      Se a fórmula do sucesso fosse vender ap e aplicar na bolsa, vc acha que já não teriam descoberto isso? Ah, esqueci que vc se acha o fodão e que apenas as suas ações vão subir... vc sabia que eu tenho PETR4 há uns 10 anos com pouquíssimo retorno?

      Invista em vc, invista no seu emprego e depois pense em aportes. Vc abriu teu livro caixa e deu pra perceber que cortando uma outra despesa inútil já daria para fazer uma economia considerável. Se sua esposa abandonar o fogão e for trabalhar então, a coisa melhora consideravelmente. Se depois de pagar todas as despesas e usufruir algum lazer, te sobrar uns R$ 800 todo os meses, todo o ano vc já pode viajar com sua família para um lugar diferente.

      "Ah, mas o vizinho do ap de baixo foi pra Europa!"

      CUIDE DA SUA VIDA E PARE DE SE COMPARAR AOS OUTROS!!!

      Se o seu plano é assim tão bom, pq vc não faz um teste? O que a Ostra lhe sugeriu é fenomenal. É o que chamamos de backtesting. Fazemos isso quando desenvolvemos um setup ou trading system. Alugue o ap, se mude para casa da (argh!) sogra e veja como será a adaptação. Mas vc não vai dar ouvidos a ninguém, pois está totalmente deslumbrado com a fórmula mágica do enriquecimento. Quando um investidor está deslumbrado (ou tiltado, como no pôquer), apenas uma coisa o faz voltar a si: o dr Ferro!

      Pelo menos procure outros sites mais sérios (Bastter.com, por ex) antes de ir na onde de blogueiros mentirosos que vivem de "lenda". Sacou o trocadilho?!

      Parabéns por ter uma ótima esposa. Coitada dela por ter um marido tão arrogante e insatisfeito com a própria vida. Seu merda...

      Se quiser deletar o post, fique a vontade. Não desejo que ele seja lido por mais ninguém além de vc.

      Excluir
    2. Senhor Troll, sei muito bem o que significa Arrogância, caso você não saiba, trata-se da falta de humildade. Como você não me conhece pessoalmente e julga-me por ser arrogante? Simplesmente pelo fato de eu querer melhorar de vida, financeiramente falando? Você foi muito pobre nessa sua atitude infantil.

      Só para o seu conhecimento, nem sempre tive a vida que tenho hoje:
      -Quando morei com a minha vó, morei em um barraco. É! Daqueles de madeira mesmo, e que no frio quase congelava pra dormir;

      -Durante muito tempo levei marmita, peguei busão lotado, tinha roupas velhas, sapatos com solas furadas;

      -Na época da Faculdade ganhava 350 pratas e a faculdade custava 250 pratas. Sobrava 100 para roupa, alimentação, transporte, etc. Você sabe o que é isso?

      Esses são apenas alguns exemplos de que algumas situações que já viví pra chegar onde estou hoje. E nunca dependi de ninguém. Isso porque sempre fui determinado a buscar o melhor e não desistir. Isso não se chama arrogância e sim PRÉ-DETERMINAÇÃO.

      Nunca deixei de ser humilde, independente de qual fase estive na minha vida. Só para o seu saber, ainda visito os meus amigos antigos, que moram lá na periferia, perto do barraco onde morei.
      ....
      Quanto a parar de trabalhar, nunca disse isso em nenhum post. Inclusive pronuncio que gostaria de ter uma renda extra para eu poder trabalhar com algo que eu goste. Preste mais a atenção.
      Preste mais atenção ainda, quando digo que em tudo farei um teste no plano.
      ...
      Quanto aos livros do Cerbasi, não li só livros dele e disse que foi o primeiro contato com o mundo financeiro. Se você não curte ler os livros dele, respeito a sua opinião, não te xingo e gostaria que me respeitasse. Você já não é mais criança, certo?
      ...
      Quanto a fazer continhas de juros, taxas, desvalorização do Dinheiro, etc. Saiba que não fiz faculdade de Matemática porque não quis, pois na época do vestibular passei em mais de 1 faculdade, e uma delas era para matemática. Obs.: Na época, o vestibular não era como os de hoje (passe na frente e pronto: Está matriculado). Preciso dizer alguma coisa ou ainda quer que eu te prove que nem sempre 1+1 = 2?
      E mais... em que momento falei que vou deixar meu 100% do meu Money em ações? Onde você leu isso? E ainda seria burrice eu no futuro, querer uma renda fixa proveniente de algo variável.

      ...
      Com relação à minha esposa, mais uma vez peço o respeito ao mencioná-la, pois ela não se iguala às vagabundas que talvez você conheça.

      Mesmo se ela ficasse no fogão o dia todo (coisa que não é), cuidando da casa e da minha filha, o que haveria de mal nisso? Será que eu que sou arrogante? Você se acha superior às mulheres que trabalham o dia todo em casa: lavam, passam roupas, cozinham etc. Isso te lembra de alguém da sua família? Acho q não te lembra de ninguém, visto você ter se mostrado superior a este tipo de gente. Ah.. Isso é Arrogância.

      Não vou deletar o seu post. Deixarei aberto para quem quiser lê-lo, aprender e crescer e estar preparando para possíveis encontros com pessoa do seu nível nos Blogs.
      Não ligaria se você escreve com educação. Estou aqui para aprender. Mas entendo que você não tenha tido alguém que lavou, passou roupa o dia todo no fogão não tenha te dado essa dádiva: educação.

      Já que você me deu tantas dicas:
      - Pelo modo brusco que escrevestes, deve estar precisando descansar, viajar, etc. Fazê-lo te fará bem. Não fique tão preso só ao Bovespa. Afinal você é superior no salário que possui e tem mais chance do que qualquer um.

      Excluir
    3. Viu como acertei em cheio? Vc me odiou pq eu te disse umas verdades! Vc não foi capaz de concordar com nada com o que eu disse e ainda se acha humilde?

      A arrogância a que me refiro não tem a ver com o trato com as pessoas. Me refiro a se achar superior ao mercado. Achar que pode ganhar dinheiro fácil e rápido. Me refiro a se achar o "escolhido" na matrix. E vc se acha o escolhido.

      Sabe pq eu só invisto em bolsa? Pq eu entendo disso oras! Vc não entende nada de mercado imobiliário e já quer arriscar 100 mil em especulação de imóveis?!

      O que eu vejo é uma pessoa que leu um livro e ficou entusiasmada e agora quer ficar rica de uma hora pra outra na marra. Como eu te disse, acumular patrimônio leva décadas. Vc tá crente que vai ficar rico em 5 anos. E patrimônio é a soma de imóveis, renda fixa e ações. Vc quer se desfazer de um patrimônio (imóvel) para investir em outro (RV+RF). Lembre disso: patrimônio não se gira, patrimônio se acumula!!!

      Abre sua mente cara, vc tá fazendo a maior burrada... Sua esposa tá fazendo Direito. Ela tem potencial para fazer concursos e ganhar salário até maior que o meu. Daí vc pensa em aportes a RV.

      Vou te mandar um link de um vídeo no youtube de um cara que é um dos poucos os quais tiro o chapéu. Ele não é um Cerbasi da vida que só escreve o que gente inocente como vc quer ler, sem se preocupar com as consequências disso. Se vc quer mesmo aprender, recomendo que veja o vídeo e se cadastre no fórum. Depois coloca lá o seu plano e vejam o que irão lhe falar. Ah, se vc achar o vídeo grande e parar na metade, então é melhor nem começar a investir.

      http://www.youtube.com/watch?v=OQGZGC0mTzo&list=UUsra3f6ogpXhIZbSUe2OoaA&index=7&feature=plcp

      Bom, quanto a falar com educação, veja meu nick. Eu sou sinistro! Eu bato é de mão fechada! Eu sou o Troll!

      Adiciona meu blog para aprender um pouco: http://investidortroll.blogspot.com.br/

      Excluir
    4. Muito bom o vídeo, ouví inteiro. Inclusivo outros do mesmo autor. Estarei acompanhando.
      Viu como eu não me acho a última bolacha do pacote? Você ficou nervosinho porque escolhí o Neo do Matrix.
      Poderia escolher outro personagem da Matrix, ou qualquer outra temática: Didi, Fred Krueger, Michael Jackson, etc. É apenas uma 'temática'.
      Não se prenda a isso e vamos conversar como adultos, ok?

      Voltando a investimentos vou comentar as regras do vídeo:

      .Tamanho que vou operar:
      O quanto vou colocar em ações... o máximo uns 30 mil e aos poucos, conforme for estudando as empresas.
      Se acontecer uma merda aqui, terei 30 mil indo pro saco. Não perdí todo o meu capital.
      Não sou retardado e nem tenho tempo para ser um trader. Trabalharei no longo prazo nessa alocação.
      Não estou colocando tudo na bolsa. Entendeu?

      .Patrimônio x capital alocado a risco:
      Fala pra mim como meu patrimônio me gera renda hoje? muito pelo contrário, só me gera grandes despesas.
      Por um tempo vivendo de favor, mensalmente o meu patrimonio irá aumentar sim, pois aportarei por mês um bom valor. Mais uma vez: não aportarei tudo em ações.
      Se hoje fosse despedido, como sustentaria os meses seguintes na situação financeira atual?

      .Invista em você:
      Tô estudando pacas. Amo ler, estudar etc. Trabalho em uma empresa que vende informação.
      No futuro pretendo trabalhar com imóveis, meu pai é corretor, minha esposa está na área de Imóveis - Não vai ser da noite pro dia: eu sei.
      Já estou fazendo cursos nessa área, portanto não diga que não sei nada de imóveis. Meu pai está há 30 anos na área. Pouco né?

      .Não existe atalho. É Longo prazo.
      Sei que 5/6 pode ser que eu não consiga nosso 1K. A tentativa envolve alavancagem com Imóveis.
      É trabalhar/poupar/acumular capital => De onde meu plano foge disso?

      O que importa é acumular capital ao longo prazo e acumular + na renda FIXA e depois um tempo em imóveis. Certo? Mais uma vez: Não quero ser trader. Não vou colocar 100% do meu dimdim em Ações.

      Obs.: Não leio só Gustavo Cerbasi e nem tenho um poster dele no meu quarto.

      E mais... corro 3x por semana, +ou- 24 Kilometros!

      Espero que mude a sua ótica quanto ao que estou fazendo. Não vou me desfazer de meu imóvel para colocar tudo em um só tipo de ativo.

      Abraços e vamos conversando como adultos e sem malcriadeza.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E outra, você se acha tão esperto que acha que só ganha dinheiro quem investe em RF e RV... devia pesquisar mais ou 'acordar'.
      E ainda parece ter todo o R$ em ações... que espertão.
      .

      Excluir