sexta-feira, 4 de maio de 2012

PLANO - PARTE I - CORTE DAS DESPESAS ATUAIS

Segue meu plano - parte I, mas para quem não leu o meu post anterior, de apresentação: Apresentação - Rico na Matrix


Parei na parte em que ia relatar meu plano para sair da Matrix Financeira, então vamos lá...

Hã? Vai morar debaixo da ponte??? Calma. Vamos lá:
Abaixo o que pretendo fazer com cada item das minhas despesas atuais e ativos:


CARRO
POSIÇÃO ATUAL -  R$ 300,00 por mês - faltam 18 parcelas
ESTIMATIVA    -  R$   0,00 
  
  Devo 18 x R$ 300,00 para o meu pai. Antes desse carro eu tinha um Zafira 2005 automático, com teto solar, cheio de frescura, etc.
  Mas puta merda, que carro beberrão! rss... Na conta eu estava zerado e ainda tinha que manter essa bomba de carro rss$$$...
  Vendí o carro por 32 paus, peguei 4 mil comprei uma Guitarrra fender pra mim (realizei um sonho de mais de 10 anos de espera - Ô POBREZA!), comprei um Hyndai Accent do meu pai, que vale uns 12.000,00 paus, único dono, etc. Ele me fez por R$ 7.000,00 em 24 parcelas sem juros. :)
  O carro é bom (não é o zafira, eu sei), é dificil de achar peças, mas é dificil de quebrar, e o melhor:
  - Ninguém quer roubar: Pago o seguro somente de guincho (R$ 200,00 por ano);
  - Só uso aos fins de semana. Hoje vou trabalhar de bike ou busão. Trabalho perto (hoje).
  - IPVA/Seguro Obrigatório: R$ 600,00 paus/ano com tendência de baixar a cada ano. :)

  Ainda vou pedir para meu pai perdoar essa dívida, ou seja pode sobrar mais R$ 300,00 para aportes. Mas não é certeza (Se eu fosse pai do meu pai e ele meu filho eu daria o carro, mas meu pai não é meu filho).

  O dinheiro restante da venda do Zafira está no CDB, Poupança, e Fundos (Vale/Petro) pelo Bradesco. Comprei roupas pra mim e para minha esposa, afinal estávemos uns 3 anos sem comprar roupas...rss. (tava feio a coisa).


  É Incrível como tem gente que paga um carro de 50 mil com um salário de 2 mil reais por exemplo. Esse tipo de coisa não entra na minha cabeça.. tanto é que fiquei só 9 meses com o Zafira. rrss. Curtí e o mandei embora.
  

APARTAMENTO

POSIÇÃO ATUAL 
Passivo      : R$ 344.000,00 - Devo R$ 44.000,00 - o Ap. vale uns 340 mil
Prestação Mês: R$     570,00
Condomínio   : R$     460,00

  

ESTIMATIVA   
Investimentos : R$ 300.000,00 (VENDER O AP.)
Aportes       : 
R$   1.030,00 (Não pagar mais prestação e condominio) :)
  
  É aqui que vem a principal mudança, radical e maluca, pois prentendo fazer o seguinte: 

  - Vender o Ap por uns 340 paus, sobrará 300 paus;
  - Mensalmente não precisarei mais pagar prestação (R$ 570,00) ,condomínio (R$ 460,00): de quebra sobrará 1.030,00 para aportes.
  - Vou morar em uma casinha nos fundos que minha sogra possui. Vou mudar de padrão de vida eu sei, pois hoje moro em um lugar privilegiado de SP e vou para a periferia de SP. Vou morar mais longe do trampo, terei q acordar mais cedo, etc.
  PORÉM, terei 300.000,00 para investir, ou seja, quase 1/3 de 1K... nada mau certo?
  
  Vou encarar essa venda de ap como um investimento, pois há três anos atrás o comprei por 180 paus, ou seja, vendendo por 300 paus terei um lucro de 66% sobre o valor investido. É claro que paguei parcelas da dívida com a CEF (também usei o FGTS) nesse tempo e sei que se tivesse aplicado o money, talvez teria um montante maior. 
  Mas não vou chorar sobre leite derramado, vou olhar pra frente.
  
  Meu pai não pode nem sonhar com isso, pois vai falar que eu estou ficando retardado, tipo:
  "- você vai vender um apartamento pra morar na casa do carai, para de ser burro!". 
  
Meu pai é da geração que TEM que ter um imóvel para morar pra dizer q está bem. Não entrar na cabeça dele essas coisas de investimentos, arriscar, etc.



OBS: NINGUÉM NOS AJUDOU NEM COM R$ 0,01 PARA COMPRARMOS ESSE AP.

  Eu tenho um tio que já possui a indenpendência financeira e não trabalha mais... desde quando eu o conhecí (+ ou - 10 anos) nunca o ví trabalhar.
  Meu pai não se conforma com isso e acha que meu tio é louco. Esse meu tio fez facul de economia... então já sabe a cabeça do cara...(mais detalhes nos próximos posts)
   Aliás meu tio apoia meu plano e é o único que está sabendo disso no momento.
  
  O grande lance aqui é o que vou falar pra minha família, para o meu pai, etc. Quem puder me ajudar com dicas, será bem vindo
.


ESCOLINHA
POSIÇÃO ATUAL - R$ 850,00 / mês (um roubo!) 
ESTIMATIVA    - R$ 200,00 
  Como moro em bairro de alto padrão, enfiam a faca... e tenho q deixar minha filha o dia todo. São R$ 850,00 pra enriquecer mais ainda a dona da escola.
  Mudando para a casa da minha sogra, a escolinha lá é R$ 200,00 meio período. A outra metade do dia ela ficará com minha sogra.
  Ou seja, 650 paus a mais para aportes... A diferença no ano sairá maior, pois a escolinha atual (de R$ 850,00) cobra matricula, curso de férias, festa do indio, festa da mula sem cabeça, etc...

MERCADO
POSIÇÃO ATUAL - R$ 600,00 
ESTIMATIVA    - R$ 500,00 
  Esse vou baixar só um pouco esse valor, mas acho q gastaremos menos... minha sogra conhece lugares mais baratos de se comprar as despesas do mês.


BLOCKBUSTER
POSIÇÃO ATUAL - R$ 65,00 
ESTIMATIVA    - R$  0,00
  Cancelaremos a BlockBuster e vamos de Net Fix, que o meu cunhado já tem (R$ 15,00/mês). ;)
  
TELEFONE
POSIÇÃO ATUAL - R$ 80,00 
ESTIMATIVA    - R$ 40,00  
  Hoje pago muito telefone porque minha esposa fala demais com a mãe dela. Agora ela vai morar do lado da mãe. ;)
  
INTERNET  

POSIÇÃO ATUAL - R$ 60,00 
ESTIMATIVA    - R$ 50,00
  Meu cunhado tem internet, não sei se é de alta velocidade, vou dividir o sinal com ele. Por enquanto segue esse valor de R$ 50,00 referente a minha parte.
  
GASOLINA

POSIÇÃO ATUAL - R$  50,00 
ESTIMATIVA    - R$ 260,00  (Gasolina/Transporte/Garagem=50,00/150,00/60,00) 
  O carro eu usarei somente aos fins de semana, mas terei que pegar transporte pra ir trabalhar e ainda alugar uma garagem pois na minha sogra não terá vaga pra mim.É aqui onde o meu conforto que tenho hoje vai desabar :( :( :O :( :( :( :(

LUZ/GÁZ
POSIÇÃO ATUAL - R$  80,00 ESTIMATIVA    - R$  80,00
Isso vou manter. :|
  
FINS DE SEMANA

POSIÇÃO ATUAL - R$  300,00 ESTIMATIVA    - R$  150,00

  Ah... esse vou baixar pela metade, pois pra onde vou mais barato (e às vezes menos qualidade também :( ). E ainda vou agendar de ir ao cinema uma vez por mês, pois minha filha poderá ficar com a minha sogra. :)


PREVIDENCIAS (ITAÚ)

POSIÇÃO ATUAL - R$  220,00 
ESTIMATIVA    - R$  150,00 
  Isso é um aporte. Mas pretendo tirar daqui e colocar em algo melhor como Tesouro Direto/Fundos de Ações, ETC. Em estudo.
  
Claro, que no decorrer da caminhada, isso pode mudar/melhorar, conforme for adquirindo mais conhecimentos na área.



Esse é o meu plano de Corte de despesas para começar a investir e aportar. Nos próximos posts informo em que pé estou e qual o Plano para aportes, etc


Com esse corte nas despesas, a estimativa de meus aportes mensais poderá ser de R$ 2.500,00 à R$ 3.000,00. - Nada mau certo?.




Quem puder postar e me ajudar com dicas, críticas, sempre será bem vindo, principalmente qual a desculpa que dou na vendo do meu Ap. 
O que devo falar para os que ficam na Matrix? Jamais entenderão!

37 comentários:

  1. Ola
    Infelizmente fizemos algumas escolhas durante nossa vida e depois vemos que poderiamos ter conduzido as coisas de uma forma melhor.
    Seu plano de mudanca eh bem arrojado. Nao conseguiria fazer isso. Esta de parabens.
    abraco e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendos... o plano é maluco sim... mas como estou com 36 anos, creio que está seja uma (senão a última) das tentativas de no futuro eu ter um padrão de vida melhor com a minha família...

      Excluir
  2. Parabéns!
    Encarando dessa forma será diferente da grande maioria do nosso país!

    Quando ficar igual ao seu tio...rs.... vai olhar para trás e dar risada da época das vacas magras

    Abs

    CAK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kk... Esse meu tio é F.... Todo mundo o tacha de louco... mas com 30 anos ele já num trabalhava mais!!!!

      Mas ele dá tchau de mão fechada!

      Excluir
  3. vc está trocando qualidade de vida (ir trabalhar de bike, acordar mais tarde, tomar café da manhã com a familia, chegar cedo em casa, ficar mais tempo com esposa e filha) por dinheiro, pense bem, as vezes curtir a família e não ter stress em transito/transporte publico simplesmente não tem preço.
    Morar nos fundos da casa da sogra? Eu fugiria dessa opção para o lado oposto, idem p opção da sogra cuidar da bb.

    Mas só vc sabe o que é melhor, e como é o relacionamento da sua familia com a sua sogra e o qto ela ficar com a bb vai interferir na educação dela.
    Boa sorte no seu caminho
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ostra.. vejo q vc é bem popular nos posts que leio!!!

      Então.. eu já trabalhei longe de onde eu moro, há uns anos atrás.. (cerca de 02:30h de ida + 02:03h) de volta.. realmente é um inferno. Pretendemos fazer um teste de 2 semanas pra ver como lidaremos com isso...

      O nosso relacionamento com minha sogra é super saudável e ela já quebra um galho de às vezes ficar com a minha filha pra sairmos. Hoje minha filha fica 12:00 horas na escola... com o plano ela ficar 4 horas na escola + umas 4 com minha sogra(família=que acho mais saudável).

      Não vai ser fácil, vou ter que sacrificar tempo sim, sei disso. Mas daqui uns 5-6 anos quero estar com a FI e aí sim ter uma opção de escolha melhor do que tenho hoje: De pagar, pagar, pagar e não dá pra guardar.

      Abração!

      Excluir
    2. Rico, fico feliz em saber q o relacionamento seu com a sua sogra é saudavel, tb acho legal sua filha ficar menos tempo na escola, 12h é tempo demais p um adulto fora de casa, imagina uma criança!

      Nesse caso vejo apenas alguns detalhes no seu plano:
      1 - vc vai ficar mais tempo longe da familia e vai perder anos preciosos no crescimento da sua filha (já falei disso e estou repetindo pq sou chata :)
      2 - ok, tudo dá certo, vc vende seu imovel, investe, sinto dizer mas estou em mercado a muitos anos e já vi muita gente investir dinheiro de apt/herança e perder mais da metade do patrimonio, desejo de coração q não seja o seu caso, mas caso isso ocorra vc vai estar sem qualidade de vida, trabalhando longe e morando de favor.
      3 - 1 semana é pouco p avaliar se a parte da moradia vai funcionar, diria q o ideal é no minimo uns 3 meses.

      Ja q estou palpitando mesmo... pq não aluga seu apt, um contrato de 1 ou 2 anos, mora no fundo da sogra nesse tempo, aí vai ter um tempo maior p avaliar se funciona, se não cansa do transito e tal, enqto isso o $$ do aluguel vc vai investindo aos poucos p ir se adaptando a esse novo mundo :)

      Pense com muito cuidado antes de investir, principalmente em RV, lemos e escutamos sobre os casos de sucesso, mas pouco se fala da grande maioria que perde (e perde muito) dinheiro, é mais facil transformar 100mil em 50 mil do que em 1M

      qto a me ver em varios posts.. bem... sofro de tempo livre, solidão e vicio compulsivo em internet kkkkkkkkkk
      beijão

      Excluir
    3. OStra.. agradeço de coração as suas dicas... o R$ que eu pegar vendendo o Imóvel, não vou coloca todo em RV... apenas 1/4... (em estudo).

      Nos próximos posts... vou detalhar isso...

      Abração!

      Excluir
  4. Cara... Sua mulher concorda?
    Ou melhor... sua mulher está empolgada com este plano?
    Porque, se não estiver, vc pode acabar levando um pé na bunda, ser expulso da casa da sogra, perder metade do seu patrimonio, e ainda ter de pagar pensão... "Supreme fail".
    Conversa muito com ela antes... muito mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Max!

      Minha esposa concorda sim... inclusive alguns itens ela quem deu a dica! Quanto ao meu casamento, posso dizer que ganhei na sena... somos bem resolvidos em muitos aspectos.

      Excluir
  5. Puxa! Um achado seu blog, vou acompanhar e torcer pelo seu sucesso.
    Acho que quem mais vai sofrer com essa mudança será vc mesmo. Sua esposa estará ao lado da mãe que na maioria dos casos é ótimo. A Sogra vai estar perto da neta, acho que isso ela tá amando.
    Quanto ao relacionamento entre todos vc quem sabe.
    Oq sera mais difícil é o deslocamento, sua qualidade de vida, mas isso dribla, lembrando: "é uma fase, vai passar" .

    Ah! Queria ter um tio como o seu, pra ser meu guia. Meu pai acho que é igual ao seu, gente boa, mas "ingnorante" financeiramente.

    Estou te adicionando ao meu blog, um abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Investidor Anônimo...
      Você está certíssimo nas definições sobre essa fase da minha vida!

      Quanto ao meu tio... realmente é um caso a parte.. pretendo fazer um post dedicado só a ele...

      Vou te seguir nos posts também! abraços!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Vc é doidão mesmo! kkkk

    Tem que ter coragem para dar esse cavalo de pau na vida. Poucos tem essa coragem. Parabéns.

    A Ostra colocou uma questão que não pode ser descartada. A perda de qualidade de vida e um possível azedamento de relação com a sogra. Espero que isso não aconteça. Mas antes que isso aconteça, seria bom vc já procurar um ap na planta e começar um novo financeamento ou financiar uma casa na periferia (com esse dinheiro dá até para comprar uma a vista e sobra dinheiro) Como diz a propaganda: Vai que...

    Já sei uma desculpa para o seu Pai: fala que foi idéia da sua mulher e se vc não fizesse, ela pedia divórcio. Aí vc explica que ficaria bem mais caro a brincadeira... kkkkkkkkkkkkk

    Obs.: estou te seguindo e te adicionei no meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Eike...

      Mas num vô entrar em financiamento tão cedo! rsss.... (quero viver de juros e não pagar juros)

      Sei que vou perder em qualidade de vida sim, com certeza... mas será uma fase, estimo por 5 anos e passa rápido! Por exemplo, minha filha parece que nasceu ontem e daqui uns dias já está com três anos!

      Mas de boa... tem dia q eu acordo e se tipo tivesse 1K na conta, não iria aguentar chefe chato naum.. sei que com 1 k posso ter um emprego alternativo, mais light, etc.

      Eu e minha esposa vamos fazer uma semana de testes: ficaremos na casa da minha sogra pra sentir como é...

      Se der essa desculpa aí pro meu pai ele vai me chamar de frouxo... Kkkkkk Mas pretendo falar a verdade, conforme as coisas forem acontecendo...

      Excluir
    2. Viu Matrix... Esse eventual desgaste não vai ocorrer em semanas. Vão levar meses ou anos até a situação se desgastar. Mas pode ser que a sua sogra seja de boa, aí vão anos sem maiores problemas.

      Mas também vc não podia levar a vida que estava levando. O custo do conforto estava se tornando maior do que a perda do conforto.

      Vou te contar um segredo: não existe emprego melhor do que externo. Por mais que o chefe seja chato, ele não vai conseguir ficar na sua cola o tempo todo. Vc poderá dar altos perdidos....

      E outro segredo: serviço público é uma delícia! kkkkk

      Vc está numa fase de reestruturação. Pode ter certeza que vc estará melhor do que está hoje. E ter dinheiro sobrando, não há nada melhor que isso.

      Um abraço e sucesso!

      Excluir
    3. É mesmo, Eike.

      Unir os dois então (serviço público E externo) é o paraíso, rs

      Excluir
    4. Eike, pelo menos nos 10 anos q conheço minha sogra, ela é de boa, e puxa até demais o meu saco ;) rsss

      O meu custo de vida está alto, não conseguimos guardar money, ou ver uma luz melhor no futuro financeiro. Posso levar essa vida até o fim da vida... mas creio q mais uns 5-6 anos de correria para nós, pode mudar pra melhor nossos horizontes financeiros...

      Quanto a serviço publico, acho bacana. Mas depende da área. Minha esposa era professora concursada no estado. Ficou uns 5 anos... Ser professor nesse pais é uma MERDA. Como ela curte estudar, está realizando um sonho de estudar DIREITO e já está tentando alguns concursos publicos. Qto a mim, curto muito estudar e por isso não descarto um concurso publico no futuro.

      Eike/Fernanda, vc é funcionário(a) publico(a)?

      Abraços!

      Excluir
    5. Porque vc acha que eu sou feliz, Fernanda? O meu emprego une os dois! kkkkkk

      Sim Max, sou Funcionário Público.

      Vc está certíssimo Matrix. na verdade vc devia ter feito isso antes... kkkkkkkkkkkkkk Brincadeira.

      Um abraço para todos.

      Excluir
    6. Eike... tem gente que só aprende apanhando... e para algumas coisas, concordo que apanhei pra aprender e outras por não ter alguém que me indicasse o 'caminho' para sair da Matrix.

      Se não fosse minha sogra que me desse o livro 'Casais inteligentes enr... do Gustavo Cerba..." estaria até hoje vivendo uma vida econômica sim, mas sem saber que um dia posso estar melhor... Depois com esse livro q comentei com o meu tio, daí ele começou a me dar um monte de dicas e livros emprestados...

      Posso não ter muito investido em RV e RF, mas vou encarar o imóvel que tenho como um investimento que tenho até hoje, apesar dele ele ser passivo (por enquanto).

      Eike, você faz o quê na rede publica? é muito dificil passar?

      Abraços!

      Excluir
    7. Matrix, por questão de anonimato prefiro não dizer exatamente o que eu faço no serviço público, desculpe.

      Agora para entrar no serviço público vc tem 3 formas:

      1º - Empreiteira/tercerizado (não recomendável) vc é um empregado de uma empresa que trabalha para o governo. Vc ganha mal e não tem estabilidade, mas pelo menos tem o estilo de vida de um funcionário público.

      2º - Contratado (recomendável só para quebrar um galho) vc é um funcinário público mas com data de validade. Acabou o contrato, vc é mandado embora com uma mão na frente e outra atrás.

      3º - Funcionário público efetivo (ideal). Mas mesmo assim vc precisa tomar cuidado com o regime de contratação. Tem a CLT (mesmas regras da iniciativa privada) e o Estatuário (o sonho de consumo de qualquer pessoa, pois te garante a estabilidade depois de 3 anos).

      Tanto para o ítem 2 quanto para o ítem 3, vc precisa passar obrigatoriamente por concurso público. Agora, em relação a dificuldade... Aí vai de vc ter habilidade em fazer concurso (é diferente de vc ser cranio) do número de vagas, do nível de escolaridade exigido, do cargo e se é municipal, estadual ou federal (o federal é mais concorrido)

      Qualquer dúvida é só perguntar.

      Excluir
    8. Bacana! Valeu Eike Rico...

      Só uma dúvida, qdo vcs dizem serviço publico externo, o que quer dizer 'externo'?

      Abraços!

      Excluir
    9. Matrix, isso é que nem na iniciativa privada.

      Interno é no escritório, num galpão, num local fechado.

      Externo é na rua.

      Sucesso!

      Excluir
  8. Rico, eu sou sim. E, como o Eike, exerço atividade externa (provavelmente somos colegas, rsrs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa... Fernanda a sua resposta deixa as dúvidas a) vc e o Eike se conhece mesmo e ponto final; b) vcs não se conhecem e talvez já tenham se encontrado antes... rsss
      A não ser que seu nome 'Fernanda' seja um 'fake', fica mais fácil de ele te encontrar!

      Abraços!

      Excluir
    2. Não trabalhamos no mesmo setor, a não ser que a Fernanda tenha outro emprego ou esteja mentindo no blog, pois se eu aportasse tudo que eu ganho eu levaria 3 meses e 1/2 para aportar o que ela aportou em abril. kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. É realmente não é aporte para qualquer um... pretendo fazer esses aportes nos 13ºs da vida... rss

      Excluir
  9. Cara, gostei dos seus planos e PRINCIPALMENTE da sua coragem. Diminuir a qualidade de vida e morar de favor com a sogra ao mesmo tempo não é para qualquer um. Vou acompanha-lo nessa jornada. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iv Escrup, se eu ficr olhando o meu ap, o conforto que tenho hoje, confesso q dá um pequeno aperto no coração... mas quando eu e minha esposa colocamos no papel, o que podemos juntar em 5/6 anos... dá vontade de começar a caminhada/mudança amanhã mesmo!

      Vamos encarar como uma fase... chegando próximo ao 1K, teremos outra cabeça, etc. e veremos o que vamos fazer do resto de nossas vidas...

      Abração!

      Excluir
  10. Cara, parabéns pela iniciativa!

    A comparação com a Matrix é perfeita!

    Eu descobri a Matrix 10 anos mais novo que você. Me sinto mais do que obrigado a sair dela agora! rsrsrs

    Estarei acompanhando sua jornada também!

    Num conta rápida, partindo de 300k e fazendo aportes 3k a juros líquidos (isentos de impostos e inflação) de 0,75%am, vc conseguirá atingir ~690k em 5 anos; se esse mesmo rendimento continuar rendendo 0,75%am líquidos, já teria uma renda líquida de 5,1k/mês, que é o seu atual padrão de vida.

    Acho que não é tão difícil assim, mas tu vai precisar de uma rentabilidade em torno de 13%aa. Terá que se expor à renda variável e talvez em fundos imobiliários. Ou ainda alavancar com imóveis.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimarcinho, obrigado por postar...

      A visão sobre os %(juros) para render já fiz as contas por aí mesmo.
      Mas estamos visando algumas formas de alavancagens (em estudo).

      Abraços

      Excluir
  11. Gostei do plano, só acho chato ter de aturar ônibus para ir trabalhar. Acho que vale ap ena alugar um kitnet perto do serviço com os juros do capital obtido com a venda do ap. Se vc confia na sua mulher,poderia dormir 3 noites perto do trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica alienRj...

      Mas quero reinvestir os dividendos...

      Excluir
  12. OI , RNM!
    Já leio o seu blog tem um tempo..e na minha opinião é meio hardcore sair vendendo seu apt pra poder aportar o $$ ..porém, se vc já tem a casa onde vc e sua família poderão ficar, talvez seja mais tranquilo..
    Te desejo boa sorte!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JI, o plano é HArdCore mesmo... ou você toma a pílula Azul ou a vermelha. ;)

      Abraços

      Excluir
  13. Olá RNM, vim retribuir a vista e de cara gostei do teu blog !!! Gostei da escolha temática do Blog, cheia de personalidade!!!
    parabéns pelos projetos e pela visão de futuro!!! Boa sorte com seus investimentos!!! As vezes a gente precisa descer um pouco para pegar uma impulsão maior e subir até o topo!!! abraços!!!
    vou te linkar Mr. Neo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Porquinha, vamos nos falando e sucesso nos seus projetos também!

      Excluir