terça-feira, 29 de maio de 2012




E aí amigos... como estão? meus pêsames pra quem despencou esse mês...

                                                         
Nesse blog, vou postar ‘posição da minha modesta carteira’, ‘livros que lí esse mês’ e posição sobre meu ‘plano maluco'.




Posição de maio de 2012 D.C.
   
Minha posição atual de Ativos

FGTS..............................:  5.388,63 
Poupança..........................:  6.678,34
Fundos de Ações...................:  3.797,23
CDB...............................: 12.433,81
Ações.............................:  1.812,70
Conta Corrente....................:      0,00
Previdência I – Itaú .............:  3.063,24
Previdência II – Itaú (filha) ....:  3.330,53
Previdência III – Serviço ........:    840,00

TOTAL ATIVOS......................: 37.344,48

Dívidas
Apartamento...............: 43.764,00
Carro: (16 x R$ 300,00)...:  4.800,00
Dívidas/Prestações........:    767,68 (Livros, Tenis, Curso)

TOTAL DIVIDAS.............: 49.331,68

Observações:
a)Coloquei o FGTS, pois apesar de muito pouca liquidez e rendimento, ele me pertence certo?
b)Minha Conta corrente fica sem valor, pois todo valor que uso dela é debitado da Poupança automaticamente. Não pago taxa alguma, pois é conta salário;
b)Minha carteira não é nada organizada/diversificada e poderia ser melhor. eu sei (3 previdencias??). Mas estou começando a estudar agora. Antes, saia fazendo tudo sem pensar, etc.
c)Cada investimento que tenho hoje, pretendo mapeá-lo, saber quanto rende, qual o índice atrelado, etc., antes de sair comprando ações, etc. Apesar, que mesmo não manjando muito de ações, o momento está bom para comprar de boas empresas. Ou melhor, será que é o momento mesmo? Tem que estudar, estudar...rss



Livros

No Blog anterior mencionei que estou em fase de estudos. Abaixo segue uns livros que acabei lendo:


Investimento Inteligentes: Achei o livro mais interessante do Gerbasi e não tão básico e repetitivo como outros que lí dele. Acho q esse vale a pena ter na estante, pois informa o básico sobre vários tipos de investimentos: Poupança, CDI, Tesouro, Ações, Imóveis, LCI, Taxas, rendimentos, etc. A partir desse livro creio que dá pra vc definir onde quer pisar e ir se aprofundando em outros livros que abordam o(s) tipos de investimento(s) que você escolher. Esse livro tem um livro de ‘exercícios’ também... Como sou apaixonado por livros vou acabar comprando e lê-lo. 



O Homem Mais Rico da Babilônia: Simples e objetivo. 
Pra quem tá começando a entender como deve-se guardar dinheiro, é ótimo. É bem básico, mas depois de ler esse dá pra 'pular' a leitura de alguns livros 'basicos' sobre de 'como poupar', etc.








Plano

Esse mês me apareceu um tal de 'Investidor Troll' nos posts, decendo a lenha em mim, brigamos um pouco e depois fomos nos 'alinhando'. Enfim, foi um dos que me ajudou mais nesses últimos dias, a pensar mais, a refletir mais sobre investir e o que vale a pena arriscar. Pois 'temos que sempre ouvir os pessimistas', às vezes eles falam o que ‘devemos ouvir’ e não o que ‘queremos ouvir’. Quem quiser conferir, é só ir nos post anteriores.

                                  

    Troll me passou o link de algumas palestras de um tal de Bastter, e digo que todos deviam assistir, pois mostra uma versão mais realística do 'mundo maravilhoso do mercado de Ações' que muitos pintam por aí.
    Isso me ajudou a também repensar meu plano 'malucão' (vender o ap e ir pra sogra) e deixá-lo uma pouco 'menos arrojado'. Rss

                                             

   Vamos começar a colocar o AP a venda. Eu e minha esposa estamos traçando como metas dois objetivos: 1) Diminuir as despesas atuais e 2)Investir em Imóveis.

Quando começamos a traçar o plano, não estava levando em conta em arriscar todo o nosso R$ do ap vendido em investimentos. Após refletir, estudar, achamos melhor ‘garantir’ pelo menos um imóvel pra nós (R$ 200 mil) e o restante (uns R$ 100 mil), iniciar nosso investimentos em imóveis.

Pensamos melhor e estamos decidindo entre as alternativas abaixo.

Só como observação, trabalho perto do metrô Barra-Funda atualmente e moro em Santana (São Paulo).





Alternativas



1) Continuar do jeito que está
        Prós: Escolinha em frente de casa; Não mudaríamos em nada nossa locomoção (=nota 10);
        Contras: Escolinha absurdo de valor (R$ 960 por mês); condomínio muito alto (R$ 490,00); Patrimônio estável por muito tempo, sem poder guardar muito dinheiro e sem investir em imóveis.
Nesse caso, escolinha (960)+condominio(490)+prest.Ap(580)= 2.030 por mês de um salário de 5.000 paus liquidos tá pesado. Fora mercado, fins de semana, carro, gasolina, etc. Caraca... que Matrix!

2) Ir morar com a sogra (=Plano inicial)
        Prós: Escolinha R$ 250,00; Sobraria muito do salario (não pagaríamos casa/condominio, prestação); Poder investir em imóveis;
        Contras: Mudaríamos completamente e pra pior em nossa locomoção, muito cansaço (=nota 2) ; perderíamos nossa Privacidade; Funkeiros/Barulho;

3) Ir para um bairro aqui perto de casa (Limão/Casa Verde)
        Prós: Escolinha +ou-R$600,00; Não mudaríamos muito em nossa locomoção; sobraria um pouco + (escola + barata); Investir em imóveis.
        Contras: Continuaríamos em apartamento com pagamento de Condomínio alto Obs.: Não dá pra morar em uma casa/lugar decente em SP-ZN por menos de 450 mil atualmente, por isso tem que ser apartamento.     

4) Ir para o ABC
        Prós: Escolinha +ou-R$500,00 (a confirmar); sobraria um pouco + (escola + barata ainda, se for colocassemos 1/2 periodo).O ABC fica próximo da mãe dela que se dispôs a ficar com a nossa filha 1/2 período. Morando em casa, não pagaríamos mais condomínio ; Investir em imóveis;
         Contras: Mudaríamos completamente em nossa locomoção(=nota 7);

 Segurança: Se morarmos em casa, fico com preocupação em relação a Segurança.

Dizem que o ABC é mais seguro que SP. Alguém mora no/conhece o ABC pra dar algumas dicas?

                                    

Fui!

21 comentários:

  1. Para aumentar o patrimônio Matrix, vc tem duas alternativas: reduzir despesas ou aumentar faturamento. O ideal são as duas coisas ao mesmo tempo.

    Vcs deveriam colocar nos planos formas para aumentar receita.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Eike...

      Então, as duas alternativas estão nos planos:

      1)reduzir despesas=diminuir mensalidade escolar + não pagar condominio, etc.
      2)aumentar receita: no investimento de imóveis;

      Abçs!

      Excluir
  2. hey, eu tb puxei sua orelha, mas suavemente para não machucar rsrsrs

    mas gostei de ver a reflexão, das opções acho a terceira a melhor, pelo visto não perderia muito tempo no transito e pode curtir a familia, se cansar menos, viver mais :)
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Ostra... Valeu mesmo! Seus Posts nos faz pensar,... afinal vc tem experiência e temos que ouvir os 'mais velhos' :)

      Beijo!

      Excluir
    2. hey moleque, me chamou de velha é?
      rsrs

      Excluir
    3. Ow... perdão Ostra... me expressei mal, eu diria mais 'experiente no Mercado'!

      Abração!

      Excluir
  3. Fala RM... estas oportunidades são sigilosas ou você pode descrevê-las? Uma coisa boa que você fez, ao colocar o se apto a venda é sentir a liquidez do mercado, a facilidade de fazer negócios, de realizar lucros e partir para o próximo ato... via de regra, imóveis é um excelente negócio para aumentar patrîmônio... mas para ter lucro e continuar investindo em imóveis, tem-se que ter uma carteira bastante grande...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Investidor de Risco, por enquanto não vou descrever as oportunidades, mas posteriormente sim.
      Mas investir em imóveis tem que ter uma carteira grande sim...

      Abração!

      Excluir
  4. Fico feliz por vc ter refletido e tomado uma decisão menos agressiva. O seu plano ainda é arrojado, mas pelo menos não é tão "suicida" quanto antes.

    Eu ainda acho que cortando algumas despesas básicas (3 previdências + 1 fundo de ações + ações = 4 taxas de administração) e sua esposa passando num concurso público já ajuda muito. Qualquer concurso na área jurídica de nível médio já paga uns R$ 4 mil ou R$ 5 mil. Procure se informar sobre isso. Olhe o site www.forumconcurseiros.com. Ele é o maior fórum de concursos do país e lá vc pode obter todo e qualquer tipo de informação, inclusive material de estudo. Depois que ela terminar a faculdade então, pode virar até juíza!

    Cortar despesas faz uma grande diferença no longo prazo. Veja meu caso: vou mudar de corretora para economizar R$ 200 por mês de corretagem. Parece pouco, mas esse valor aplicado a juros compostos de 0,8% a.m durante 15 anos totaliza "apenas" quase R$ 80 mil. Ou seja, vou comprar um carro só economizando corretagem.

    Vou torcer para seu negócio com imóveis dar certo. Sei que não estou falando com nenhuma criança, mas lembre-se sempre de adotar uma postura idônea e correta, pois só assim vc será um investidor de sucesso. Leitura recomendada: Os Segredos de Um Investidor de Sucesso.

    http://www.bookess.com/read/12523-os-segredos-de-um-investidor-de-sucesso/

    Comente minha atualização!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Troll, sei que ainda dá pra cortar algumas coisas e administrar outras coisas melhores. Mas estou fazendo aos poucos... o que fiz de errado não dá mais pra concertar então vou melhorando, conforme for adquirindo conhecimento.

      Sobre os fundos não quero tirar agora, comprei há um tempo no efeito 'manada' fundos da Vale e da Petro e ainda tenho esperança de recuperar o que perdí lá... então deixo lá.

      Uma previdência q tenho é da minha filha... tenho outra que é pela empresa q trabalho e não pago taxa e ainda eles depositam 100% do q vc investe. O % de retorno depende de quanto tempo eu ficar aqui nessa empresa.

      Minha esposa curte muito estudar (eu também).. vou passar esse site pra ela, se ela já não conhece... Ela prestou alguns esse ano e achei q foi bem, por ser os primeiros... Em Garulhos ela passou, mas parece q o nº de vagas não batia com a Classificação dela.

      Abraços!

      Excluir
    2. Já que vc curtiu o Bastter, então começe a mudança agora:

      http://www.youtube.com/watch?v=JfgJkiB-AZQ

      Quanto a concursos, o negócio é estudar todos os dias e com disciplina e planejamento. Até passar, consome muito dinheiro com cursinhos, livros, aulas online, simulados etc. Eu devo ter gastado uns R$ 5 mil na minha preparação, mas o primeiro salário pagou tudo e ainda sobrou. Logo, vale a pena. Lembre-se que vc é parte importante desse processo tb.

      Excluir
    3. Ok... acabei de ver o vídeo... sobre 'esperar empate' pra sair... eu mesmo nos fundos que tenho perdí grana ali (petr e vale)... mas como não tô precisando do R$ agora, não vou sair agora, deixa lá. Conforme for adquirindo maturidade/experiência vou ver o q faço com esses fundos.

      Bacana no vídeo que ele fala 'vc é o escolhido..' kkk

      ...
      Troll, qual o seu cargo publico?
      Hoje tenho como CLT 7.500,00 de salário... pra mim só valeria a pena buscar/estudar para concurso algo em torno de 10.000,00 pra cima... que cargos/concursos seriam esse?

      Abçs!

      Excluir
    4. Analistas do Banco Central - última vez q eu vi era 13mil

      Analista do BNDES - deve ser mais de 10mil

      Se for formado em direito, pode tentar Defensoria/Promotoria (18mil) ou Juiz (21mil)

      Tb tem concursos pro INSS que pagam bem.

      Que eu lembre de cara agora, tem esses q são bons.

      Mas exige MUITA disciplina pra estudar, principalmente pra quem já trabalha e chega cansado em casa.

      []s!

      Excluir
    5. BAcana Dimarcinho... Mais pra frente vou colocar talvez essa estratégia em pauta... Bom, pelo menos minha esposa está estudando direito e quem sabe o futuro salarial dela seja melhor que o meu... rsss

      Excluir
    6. Olá RNM!

      Bom, por uma questão de privacidade, não pretendo revelar meu caro, pois posso ser facilmente identificado por algum conhecido que leia meu blog. Os benefícios de um cargo público vão além do salário. Conheço gente que saiu de empresa privada onde ganhava mais apenas para ter mais qualidade de vida. Alguns exemplos de cargos que pagam bem, além dos já citados pelo Dimarcinho:

      1) Agente da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal

      2) Inspetor da Comissão de Valores Mobiliários

      3) Carreiras de Auditor Fiscal de Receita Federal, Estadual (alguns estados) e Municipal (alguns municípios)

      4) Analista Judiciário, Analista da Receita Federal e SUSEP

      5) Embaixadores (esse é pica!)

      6) Tabelião (pica em dobro!)

      7) Prático (pica ao quadrado: R$ 200 mil por mês no RJ! Nem precisa mais se preocupar com porra de investimento, bolsa, nem nada...)

      Bom, essas são as dicas que posso te dar. Sugiro que vc vá pessoalmente a um curso preparatório e converse com a coordenação pedagógica ou algum professor, pois eles podem te ajudar na decisão sobre qual cargo escolher. Lembrando que para cargos federais, pode ser exigido que vc mude de Estado por algum tempo.

      Existem concursos na área de informática tb, tipo Dataprev etc, mas daí não sei muito.

      Cadastre-se no fórum concurseiros, pois lá tem muita informação.

      Um abraço!

      Excluir
    7. Vixe...
      Desse jeito eu sou capado...
      rss

      Excluir
  5. Olá RM, que bom que está afinando seu plano e não está tomando nenhuma atitude precipitada, fazer simulações de vários cenários é a melhor saída para se decidir.

    Uma dica que te dou é abater o máximo de sua dívida antes de investir em algo, se colocar na ponta do lápis verá que está andando pra trás investindo e ao mesmo tempo pagando juros para os outros, quase sempre os juros que você paga são bem superiores aos que ganha nos investimentos te deixando cada vez mais pobre sem você perceber.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IA, então... Atualmente estamos planejando vender o ap e irmos para outro, sem ficar pagando financiamento. Aliás estou riscando essa palavra do meu vocabulário.
      Abçs!

      Excluir
  6. Olá RM, só uma observação no seu balanço patrimonial. Vc tinha que lançar no ativos o valor do que vc já quitou do imóvel. Vc lançou a dívida do imóvel no passivo e do jeito que tá vc está insolvente com passivo a descoberto, já que seu passivo de 49k é maior que o seus ativos de 37k, ou seja vc está com patrimonio liquido negativo em 12k. Ou vc tira a dívida do passivo ou inclui o que já quitou no ativo.

    Sobre as opções que vc listou eu sugeria uma outra não listada. Parece que o local atual que vc mora é melhor opção de moradia, então piorar o padrão de vida em busca de um pouco grana é cruel, assim eu faria o seguinte: primeiro quitaria o carro para parar de pagar esses juros. Provavelmente os juros do carro é maior do que vc consegue aplicando os seus recursos, então não faz sentido manter essa dívida. Segundo eu tentaria quitar logo essa dívida do imóvel. O juros do imóvel é menor que o do carro, mas ainda acho alto considerando que o seu financiamento não deve ser desses novos a juros reduzidos(que nem considero tão bom assim). Eu sei que nesse caso vc teria que raspar o cofrinho e começar a poupar do zero, mas ficará no lugar que prefere e não terá mais o gasto de 580 pratas do financiamento, que poderá ser canalizado para refazer seus investimentos.

    Confesso que odeio dívidas, nunca fiz dívidas para consumir, as únicas que fiz foram para fazer investimentos que rendiam mais que os juros pagos.

    ResponderExcluir
  7. Outra coisa, essa escolinha de 1k é só cara mesmo, ou ela oferece pelo o que cobra? Pois se ela for melhor que as outras mais baratas que vc citou, considero que o que vc paga a mais por ela seja um investimento no seu filho, o melhor investimento possível aliás, pois é mais difícil e caro no futuro compensar uma defasagem educacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PB...

      Então... não coloquei o imóvel como ativo, pois o considero como uma passivo. Ativo considero aquilo que me gera ativo e o imóvel residencial gera despesas, visto que apesar de poder valorizar, continuará gerando despesas (iptu, manutenções, etc.)

      Quanto ao carro, comprei do meu pai um carro q vale 12 mil por 7 mil, único dono, em 24 vezes de 300 reais. Bom negócio certo? Poderia pagar de uma vez pra ele? poderia. Mas em dois anos, pagando parcelado, consigo um rendimento de + de 400 reais (pela poupança), isso decrescendo a parcela mês a mês. Ou seja, o carro ainda me sairá por uns 6600 reais. rsss.

      As outras escolinhas próximo a minha casa, são longes... essa q está de frente de casa é um monopólio no bairro, por isso cobram tal valor. Não pela minha filha, pois daria o mundo à ela se pudesse, mas 960 reais por mês... tá um absurdo. Apesar de a escola ser boa, existem outros bairros bons em SP, que combram menos e é mais barato viver.

      Abraços.

      Excluir