segunda-feira, 14 de maio de 2012

Olá amigos...

Cá estou eu pra mais uma postagem...





Bom, o que tenho feito? 

Estudando bastante sobre dinheiro/finanças, segue abaixo algumas coisas que andei/estou estudando:

- Bolsa para Mulheres: Apesar do título, esse livro pode ser lido por homens também. É muito didático e ainda por cima fala bastante sobre clubes de investimentos, cotas, etc.
- O Mercado de Ações em 25 episódios: Esse livro é muito bom e esclareceu muitas das dúvidas que tinha sobre Ações. Acho que todo mundo devia ter esse livro na cabeceira da cama;
- Investimentos Inteligentes: (vou começar a ler... tá aqui na estante faz um bom tempo). Apesar de muita gente não curtir o Gerbasi, eu acho os livros dele uma porta de entrada para o mundo financeiro;
- Revistas Exame, Sites Bovespa, etc...


Tô querendo adquirir também o ebook "Alocação de Ativos" do HC Investimentos, que parece ser muito bom, mas vou terminar de estudar a lista acima primeiro... esse site/Ebook Me interessou também por falar de Fundos Imobiliários...

E é claro o blog de muita gente na matrix: Pobretão, Dividendos, Dona Ostra, Além da Poupança, Investidor Defensivo, Eike Rico entre muitos outros... são muitos. As dicas do pessoal também nos ajudam a rever alguns conceitos.

E... esse mês comprei nossas primeiras ações, através de corretora... eu estava 'na seca' pra fazer isso e aproveitei a bolsa caindo pra menos de 60.000 pontos pra comprar algumas pechinchas.




Posição sobre o plano

Bom, pra quem leu o meu post anterior relatando o plano , sabem que tenho um plano meio maluco de vender o apartamento onde moro (alto padrão SP) e ir morar na sogra (baixo padrão SP).

Bom, dos meus sogros já recebemos a carta branca para fazer isso a hora que quisermos, estamos planejando fazer um teste antes de sair vendendo o ap, pois apesar de nossa relação sogros x casal ser ótima, precisamos ver o quanto aguentamos ceder no quesito: privacidade, cansaço (pois estaremos longe de nosso serviço),etc. , pois é nisso que vamos sentir o maior peso.

Esse fim de semana dormimos lá pra 'sentir' a situação... O que pesou:
- uma festa de Funkeiros que fizeram na rua dela e às vezes o som estava alto pra carai; e eu odeio funk, maloqueiros, gente sem educação, gente gnoranti, etc.;
- No domingo a maloqueirada viu o time favorito ganhar e explodiu alguns fogos... até aí nada demais;
- Sentí falta de estar só eu e minha esposa assistindo TV com os nossos programas favoritos.

Por isso não descartamos outras alternativas no plano. Mas ainda gostaríamos de tentar ficar lá umas duas semanas... vamos ver.

Lí as dicas da galera postando e agradeço as dicas de todos, pois tem gente que está na luta há mais tempo que eu e  sabem o que estão falando melhor do que eu, que estou começando.

Não pretendemos fazer nada correndo, na emoção. Quando trabalha-se com dinheiro tem que ser muito bem estudado.

Mas uma coisa é certa, no momento, precisamos fazer algo, financeiramente falando. 

Do jeito que está não dá pra ficar, estamos achando muito caro escolinha (850) + condominio (450) + prestação Ap (580), só aqui já se vão quase 2 mil do salário de R$ 5.000,00 que temos. Tentei ainda o perdão pela dívida do carro (300 paus) com o meu pai e tomei um não na cara.



Minha esposa está estudando e fazendo estágio, então o salário dela de estagiária por enquanto é para bancar os estudos dela e não sobra nada. Porém creio que o salário dela irá aumentar nos próximos anos, primeiro pela área que está atuando (direito) e também por estar prestando concursos públicos que pagam bem.





Os dois principais motivos para investirmos são:

1) Ter uma grana rendendo em RF, RV;

Aqui conseguimos até ir guardando um pouco mês a mês, mas os aportes na situação financeira atual, não seriam muito altos.

2) Investirmos em Imóveis.
Minha esposa está cursando Direito, indo para o segundo ano. Está estagiando em um escritório que trabalha com esse mercado. Estamos vendo uma grande 'nicho' de oportunidades aqui.
É aqui que está mais nos chamando a atenção.O problema é R$ inicial para tais investimentos... teria que ter no mínimo uns 100 mil para iniciar e a única solução que vejo é vender o ap...


 

Até o próximo post e com certeza as dicas ainda continuam bem vindas!

Abraços a todos.





19 comentários:

  1. A área do direito é muito promissora.

    Eu mesmo já ganhei alguns trocados só "brincando" nas 'pequenas causas". Isso me faz pensar porque não ir para essa área... Nâo sei.

    O conforto custa caro, e vc está percebendo isso, Matrix. Mas o dinheiro que vcs tem disponível não dá para tudo.

    Sabe que me bateu uma idéia aqui, de bobeira?

    Porque vcs não colocam o imóvel de vcs na imobiliária para alugar?

    E vão morar com a sogra por um tempo. se não der certo, vc pegam a casa de volta. ;-)

    Um abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Ai que rico!
      Então já pensei nessa possibilidade, mas teria que fazer umas contas aí.
      Acho q consigo alugá-lo por R% 1.500,00 incluido o condomínio. Pra mim sobraria uns R$ 1.000,00 desse aluguel e, tirando 580 de prestação dele, sobraria R$ 420,00. Enquanto houver a prestação esse seria o 'ganho'.

      Conforto é muito bom mesmo, se minha esposa estivesse com o salário dela de uns R$ 5.000,00, talvez nem pensaria em vender.

      Estamos colocando a cabeça pra pensar, vamos ver o que dá...

      Como disse, o que está nos 'atiçando' são algumas oportunidades que tem surgido na área de imóveis, pois ela está atuando nisso no momento e não há investimento que cubra tal retorno$.

      Abração!

      Excluir
    2. Também me veio uma outra coisa aqui...

      Estava vendo uma reportagem sobre inadimplência de automóveis. Tá igualzinho a crise de subprime dos EUA.

      Será que essa bolha não estaria a ponto de estourar? Se sim, seria o momento perfeito de vender. Pense nisso.

      Um abraço e sucesso!

      Excluir
    3. Então Eike, to pensando nisso também... se você verificar, o Brasil está no mesmo caminho dos países que estouraram 'bolhas': Tokyo e EUA.. a começar pela queda de juros. O povo já gastava hororres, agora então... segura o Tchan. Apesar que se essa bolha for mesmo estourar, creio que pode ocorrer depois da copa, pois até lá os preços pode subir um pouco.
      Outro detalhe é que o Brasil possuii um 'déficit' de moradia enorme, porém os preços dos imóveis em SP estão absurdos.

      NO meu eu paguei 190 há três anos, agora tá por R$ 350 mil...

      Excluir
    4. Em relação a copa do mundo, pode não ter nada a ver com o momento atual, mas vale o registro...

      A nossa primeira copa, em 1950 foi feita aqui simplesmente porque os gringos estavam quebrados e não tinham dinheiro para gastar com festas...

      Excluir
    5. Rico na Matrix,

      um AP num lugar bom aki no RJ não sei por menos de 500 pratas... a bolha aki tá pior ainda!

      Pior: teremos Olimpíadas!

      Sinceramente, eu até queria investir em imóveis pra diversificar, mas com essa loucura que está, desisto!

      []s!

      Excluir
    6. É... o lance de investir em imóveis não muda a lógica: comprar barato e vender mais caro.

      O dificil é achar tais oportunidades.

      Eike, aqui em SP a Zona Norte é um dos lugares que mais vai ter investimento com relação à copa, pelo que leio nos jornais da região... por isso acho os preços aqui exorbitantes... Dá pra eu vender aqui e comprar 2 na região do ABC de SP, por exemplo.... rsss

      Excluir
    7. Mas Zn sempre foi um local "metido" digamos assim... kkkk

      Aqui tá uma loucura. Um CDHU não sai por menos de 70.000,00. Eu já vi anuncios de Cingapura por 35 mil... o povo enlouqueceu...

      Um abraço Matrix!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Uma possibilidade:

    você poderia alugar seu AP hj e ir morar num mais simples, não tão longe do seu trabalho e perto de uma creche com preço razoável.

    O dinheiro do aluguel pagaria o seu e ainda sobraria pra aportar.

    É uma ideia.

    Sobre os livros, leia logo o do Cerbasi. É muito bom pra quem está começando. E ele explica numa linguagem que até bactéria entende! rsrsrsrsrsrsr

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimarcinho... hoje, após quase 2 meses de planejamento (e ainda estou planejando), não estou descartando essa idéia não...
      Mais detalhes em posts futuros.

      Abraços!

      Excluir
  4. O Cerbasi e o Mauro Halfeld são ótimos para começar... Valem a pena...

    ResponderExcluir
  5. RM, tudo bem?
    Quanto ao investimento em imóveis, vale a pena você pensar na hipótese de investir em fundos imobiliários. Não sei se este assunto é novo para você, mas tenho gostado bastante deste tipo de investimento.

    Se quiser trocar umas idéias sobre isto, fico satisfeito em ajudar.
    Meu email é investidorderisco@gmail.com.

    A tempo, estreei meu próprio blog este fim de semana.
    O link é investidorderisco.blogspot.com.br.
    Quando puder, dá uma passada por lá.
    aaah... quando incluir um espaço no seu blog contendo os links de outros blogs, não esqueça do meu, tá? heheheheheh
    Já incluí o seu na minha lista de blogs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IR, esses fundos imobiliários parecem ser bacanas, estou começando a estudá-los também... vc já aplica nesses FI's? por qual corretora? Pelo bradesco (onde tenho conta), a corretora não tem esses 'papéis'...

      Excluir
  6. O cemitério dos malandros te aguarda RNM... hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll, seu malcriado. Já respondí sua pergunta em:

      http://riconamatrixx.blogspot.com.br/2012/04/ola.html?showComment=1337264254364#c660871333707868102

      Excluir
    2. Eu já percebi que contigo não tem meio termo: ou vc vira milionário ou perde tudo.

      Vc disse que vai viver de favor por "alguns anos" até atingir o milhão. Tenho que te corrigir: vai viver de favor por DÉCADAS!

      Quando vc colocar seu patrimônio na renda fixa, vc vai vê-lo crescendo tão lentamente que logo irá se arrepender de passar por toda essa privação. se colocar na RV, pode ver suas ações recuando a preços de 4 ou 5 anos atrás durante uma crise.

      Vc tá contrariando uma regra do Bastter: operando com a obrigação de ganhar. Vc só investe o que vc pode perder. E no seu caso, vc tá apostando sua casa, a escola da sua filha e até seu matrimônio.

      O ideal é começar a investir muito cedo. Se vc não é mais tão jovem, só vai conseguir ficar rico virando empresário ou ganhando na loteria. A fórmula "trabalho+poupança+alocação de ativos" leva DÉCADAS para dar resultado. Se vc não tem todo esse tempo, pode usar isso para ter uma renda extra, sem necessariamente ficar rico.

      No seu lugar, eu abandonaria essa ideia de vender imóvel e investir no mercado financeiro. Como eu já disse, cortando algumas despesas supérfluas, vc já pode desfrutar de pelo menos uma viagem por ano com sua família. Se vc der um suporte pra sua esposa, ela pode terminar a faculdade e estudar para concurso público com salários de 10K a 20K.

      Dinheiro é difícil de ganhar. Por isso, tem tanta gente querendo pegar o nosso fácil. Lembre-se, eu, vc e todo mundo que investe em qualquer ramo estamos incluídos nesse grupo:

      https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/385696_392318927487292_100001275631719_76472564_623602136_n.jpg

      Malcriado ou não, eu disse coisas boas. Vou ficar na torcida para que seu plano funcione, mesmo que eu ache isso difícil de acontecer.

      Excluir
    3. Beleza, Troll... vou refletir sobre as suas palavras...

      kkk.. curtí o desenho...rsss

      Abraços!

      Excluir