terça-feira, 10 de julho de 2012

Linha do Tempo Mensal

Antes de falar da linha do tempo mensal, acho q vou sempre colocar uma sessão sobre os descontos chorados ao comprar algo. Tá virando um hobby... rss

Sessão Descontos Chorados


1) Nesse fim de semana levei minha filhota pela primeira vez ao cinema... No UCI cinemas, custaria R$ 28 pratas eu e minha esposa (minha filha ainda não paga), mas há uma 'sessão família' para sessões até às 13:55 horas que custa R$ 11,00 tudo. Desconto de R$ 17,00;


2) Tive que trocar meu aparelho dentário (que só uso pra dormir). R$ 300,00. Chorei desconto à vista e saiu por R$ 270,00. Desconto de R$ 30,00; Que felicidade!

3) Comprei um relógio que de R$ 35,00 por R$ 30,00. Desconto de R$ 5,0.

Total de Descontos: 17 + 30 + 5 ==> R$ 52,00. (Somando R$ 58,50 do post anterior, tenho R$ 110,5 não gastos). Como é bom fazer sobrar. ;)


Linha do tempo Mensal

Montei minha linha do tempo mensal, que servirá para me guiar nas datas financeiramente importantes dos mês como por exemplo: recebimento de salário, pagamento de contas, transferências a serem feitas, etc.

Como nessa minha fase de investimentos, estarei direcionando boa parte do R$ à poupança e tenho estudado esse investimento (mesmo que simples, tem que saber os detalhes), o gráfico ajuda também a trabalhar melhor com as datas de vencimentos, etc. Ah... e parabéns para o Além da Poupança , que explicou muito bem em seu post sobre a poupança nesse post.

Segue o exemplo:


  Após elaborá-lo, visualizei que:

- Recebo salários nos dias 01 e 15 de cada mês;

- Por enquanto, tenho três datas de aniversário na poupança, dias: 13, 15 e 28. Devo sempre sacar/pagar pelo menos um dia após essas datas;

- Como tenho uma conta poupança atrelada à Conta corrente, ou seja, posso debitar tudo o que gasto direto da poupança, tão logo recebo os pagamentos, já os transfiro para a poupança para NUNCA ficar sem render. Ou seja, o que 'sobrar' na poupança, após um mês dos pagamentos, será rentabilizado;

- Pago as contas sempre no dia do vencimento, ou seja, mais uma vez, sempre demoro até a última hora da poupança;

- Exceto Poupança e Previdência, meus outros aportes em investimentos ocorrerão após o pagamento do dia 15. Motivo: O pagamento do dia 01 é utilizado para pagamentos das minhas Despesas Fixas;

- Dia 11, sei que posso comprar algo no cartão de crédito e só vou ser cobrado no próximo mês. Ideal para comprar algo que o rendimento em poupança possa pagar, livros por exemplo;

- A minha posição mensal dá-se por volta do dia 27 de cada mês, pelos seguintes motivos: nesse dia todas as contas já foram pagas, todos os aportes já foram feitos, a maioria do fins de semana (despesas variáveis), já ocorreram. Ou seja, um ótimo dia para verificar o meu saldo;

- Floreando: em vermelho são pagamentos, azul: recebimentos e investimentos, etc.



Bem, é isso, os comentários e dicas são bem vindos, e vamos adiante na Matrix!


24 comentários:

  1. Show de organização! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Vai indo assim que logo mais vc sai definitivamente da Matrix... kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... aos poucos vou saindo mesmo... a minha mente já está fora... rss

      Excluir
  3. Fala Matrix!

    Excelente organização! É importante conhecer a fundo aquilo que investimos, então se vc achou melhor por enquanto usar a poupança, deve sim estuda-la a finco.

    Abração!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Corey... enquanto eu estiver definindo o que fazer com os aportes, eles vão pra poupança sim, nada de deixar dinheiro parado.
      Tô no plano: Arrumar a casa -> Colchão de segurança -> RF -> RV.

      No momento estou arrumando a casa, embora eu acho q estou com um bom colchão de segurança já...

      Excluir
  4. Muito legal essa sua organização, isso vai te ajudar muito a saber a hora certa de resgatar a verba, já que a poupança só paga em cima do dinheiro que estava até o aniversário dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... o problema vai ser qdo eu tiver data de aniversário de poupança todos os dias... mas daí guia-se pela data que possui mior valor a render...

      ABçs!

      Excluir
  5. Eu também faço essa "linha do tempo" só que mentalmente, toda semana tenho uma rotina fixa e uma variável, acho importante gerenciar o tempo, pois é o "bem" mais escasso que temos.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è ... o tempo é o mais valioso e o mais incontrolável...

      Excluir
  6. Olá Rico,
    Cara gostei mesmo dessa linha do tempo, vou fazer uma tb!
    Curti essa sua economia, faz toda a diferença.
    To surgindo agora nos blogs e vou procurar comentar sempre.

    abraços

    Gorila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo Gorila.. firme e forte vamos melhorando nossa vida financeira!

      Excluir
  7. Excelente organização. Obrigado pela menção, amigo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... ALP.. acompanho sempre os seus posts e os acho excelentes... estamos juntos!

      Excluir
  8. RnM, muito bom teu post. Achei a ideia Seção Descontos Chorados uma excelente ideia! Realmente, no longo prazo é um bom dinheiro pra ser investido mais a frente. Veja que todo rico sempre pede desconto - nem que seja de centavos, justamente por esse pensamento.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Rico, nada como uma boa organizaçao! :)
    Eu tenho meu mes organizado em planilha desde uns 18 anos, tenho costume de olhar a planilha todo dia de manhã, assm ja sei que contas pago no dia, qto posso gastar, etc
    Beijao

    ResponderExcluir
  10. Ah, quando eu pago a vista eu tb sempre choro desconto... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorô... imagine um ano inteiro economizando 10% em tudo... rsss

      Excluir
  11. Grande Matrix!

    Tá sumido, heim? Fui no ortopedista pra ver uma dorzinha no pé da coluna e ele me recomendou caminhada mas jamais corrida, fiquei frustrado e lembrei de vc!!!

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi COrey...
      Tô de férias...

      Viu?! Tem q se cuidar... esse mês eu dei uma engordada... não fiz nada nas férias e só comí...rsss

      Tem q se cuidar... cada dia q passa eu vejo como saúde e finanças são ligadas!

      Vê se ele te recomendou uma abdominais, pois ajuda a manter a postura melhor...

      Melhoras.

      Excluir
    2. Poxa, comecei a nadar numa academia e fui fazer uma avaliação física obrigatória.... Que decepção... Eu estou muito, muito pior que imaginava... Vou precisar treinar muito pra voltar à forma...

      Excluir
    3. Max.. é assim mesmo... mas não tenha pressa. Só não fique parado sem fazer nada. A nossa vida 'moderna' é um lixo para as nossas saúdes: alimentos assassinos e vida sedentária.

      Daqui uns 3-4 meses vc vai estar melhor com relação à resistência se continuar na natação. E cuide da alimentação.

      Abraços!

      Excluir
  12. Oi cara, estou iniciando um blog sobre finanças pessoais também: http://enreikecendo.blogspot.com.br/
    e gostaria que me ajudasse, devo sempre visitar o seu e de outros 'escolhidos' pra me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa.. visitei o seu blog.. está bacana!
      Estou um pouco ausente de postar, mas logo volto!
      Sucesso!

      Excluir