terça-feira, 31 de julho de 2012

Acabou

Tã-Tã-Tã-Tã-Tã-Tã-Tã-Tã.... 'despertador assassino' me chamando pra realidade e pra ganhar o pão, pois não tenho IF nenhuma e nem sei se terei, pois acordei muito tarde pra algumas coisas... :(

Acabaram minhas férias... 30 dias em casa, com a mente desligada, só ouvindo música e curtindo minha filhota...


Deu pra sentir na pele o que é ter a IF:

- Acordar a hora q os olhos abrirem e não por um 'despertador assassino';
- Ver a minha filha crescer, fortificar laços com minha própria família, pois só convivemos com eles(as) + ou - 3 horas em dias de trabalho;
- Me dedicar a música e ver que em um semana consegui produzir algo que demoro um mês pra fazer;
- Perceber que realmente é uma loucura passar 8 horas ou mais enriquecendo donos de empresa;
- engordar... rsss

Bóra trabalhar e tocar a vida na 'corrida de ratos'...
 Por falar em 'corrida de ratos', compramos o jogo Cash Flow e após darmos uma lida no manual, tentamos jogar.
As primeiras conclusões que tenho é que é um jogo demorado pode levar (até umas duas horas), te ensina muito sobre finanças, sobre como comprar, etc.
Ainda vamos terminar de ler o manual (grande) para jogarmos novamente.
 




Escolinha
Aqui tenho muito a comemorar, pois o meu gasto mensal de R$ 850,00 passará a ser de R$ 280,00 (gasolina + escola).
Minha filha vai estudar na escola próximo a casa do meu pai e ficará 1/2 na escola e 1/2 com os avós, num bairro à 3 Km do meu.
Só terei o trabalho de levar e buscar. Ahh... que alívio! R$ 620,00 sobrando a mais!!!
Um porém: A escolinha anterior quer que eu pague o mês de Agosto, pois disse que está no contrato, etc... Vou no Procon! Ela nem vai à escola esse mês!
 


 
Esposa
Minha esposa saiu pra fazer algumas entrevistas e estamos no aguardo de reposta de uma... que o salário de
estagiária dela vai aumentar. Vamos aguardar e daí vai sobrar mais ainda, pois não terei que ajudá-la com o montante que ajudo hoje...
Daqui uns anos ela corre o risco de ganhar mais do que eu e estaremos aportando/investindo muito mais...

Quero fazer um plano para ter que parar de trabalhar aos 50 anos (daqui 13 anos)... mas vamos por partes...
Mês que vem começo a aplicar meu pensamento de dividir o meu salário em três partes: Investimentos, Despesas Fixas e Despesas Variáveis.
Os valores para Despesas Fixas vão diminuir por causa da escola, o que poderei investir mais. 


De volta!

18 comentários:

  1. RNM,

    andei olhando sua linha do tempo e reparei que vc tem dinheiro na poupança.

    Este fds mesmo estava fazendo as contas com minha mãe e se vc investir diretamente no Tesouro Direto, e pagar uma taxa de custódia de no máximo 0.5%aa, em qualquer ocasião o TD vai render mais que a poupança, mesmo antes de 180 dias.

    Sugiro avaliar logo sua migração pra lá.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dimarcinho...

    Então... tenho um money na poupança sim e aliás o meu próximo passo é começar a trabalhar com ele e com os meus aportes em RF.

    Mesmo com 180 dias rende mais que a poupança? Vou verificar. Inclusive tenho Dinheiro em Previdencia Privada, que também vou querer saber se vale mais aportar no TD do que nela...

    Outra, será que compensa deixar o meu colchão de segurança na TD ou na poupança? (meu próximo post)...

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Rico,

    nada se compara a ficar com a família e acompanhar o crescimento dos pequenos, deveria ser proibido aos pais/mães trabalharem mais de 5 horas durante a primeira infância das crianças :P
    Depois fala sobre o jogo, fiquei interessada p jogar aqui em casa!
    beijão, boa volta a realidade :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ostra... o jogo vai gostar muito quem curte finanças, pra quem é 'gnorante' nessa área vai gostar se curtir aprender sobre isso...
      Do contrário a pessoa vai se ver perdida e quem sabe aprender as burradas que faz... rss

      O jogo tem duas pistas: a de corrida dos ratos e a de 'sonhos'. Começa-se pela pista de 'corrida dos ratos', onde cada jogador joga o dado pra ver em qual casa para.
      Tem-se as casas de:
      - oportunidades: são fichas q vc pega de alguém vendendo algo: imóveis, ações, etc.
      - mercado: são fichas q vc pega de alguém querendo comprar algo.
      - coisas: coisas q vc vai gastar o seu money: padaria, mercado, etc.

      No jogo tem um banqueiro que fica com a grana, que paga o seu salário, etc.

      Tem-se as fichas (que você sorteia) pra sua profissão, suas despesas, etc. Nessas fichas vc sabe o seu fluxo de caixa mensal. O objetivo pra sair da corrida de ratos é você conseguir renda ativa maior q suas despesas, que aí você vai pra pistas de sonhos.
      VOcê vai marcando (à lapís) as suas alterações nas suas fichas.

      A pistas dos sonhos tem umas armadilhas também: tem gente que compra pizzaria, etc.

      Enfim... não é um jogo rápido, mas é muito válido em apredizado.

      Excluir
    2. Ah.. comprei no mercado livre:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242409022-cashflow-101-jogo-corrida-dos-ratos-traduzido-em-portugus-_JM

      Excluir
    3. Obrigada pela explicação :D

      só uma duvida, qual a idade indicativa do jogo e o número minimo de jogadores? Não achei na internet a informção :(

      Excluir
    4. Oi... não fala sobre a idade indicativa.. .mas vc ainda consegue jogar.... rsss (perco a amizade mas não perco a piada...rss)

      Brincadeira... a ostrinha vai poder jogar sim... aliás, será ótimo pra ela.

      Dá pra jogar 4 pessoas...

      Excluir
    5. depois apanha e fica de castigo aí fica chorando né?
      kkkkk

      valeu :D vou incluir na lista de presente de dia das crianças (a minha, claro, a dela é outra rsrs)

      ahh e tira o captcha do blog!!!

      Excluir
    6. Olá! Desculpa me intrometer... Mas esse não é o jogo do autor do PaiRico / Pai Pobre?

      Excluir
  4. Fiquei interessado no jogo também rsrs

    Abraços
    Ganhando Muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI GM... vê a minha resposta pra Ostra.. tem mais detalhes sobre o jogo...

      Excluir
  5. Fala RnM.

    Realmente a diminuição do custo mensal é impactante para o crescimento do investimento. Veja que o que você irá economizar é um valor próximo com o valor que o Pobreta conseguirá do aporte no novo emprego, contando que você não mudou de emprego para isso. Agora imagine se receber um aumento ou receber mais no novo emprego... Com a patroa aportando, será melhor ainda. Não sei se ela também estuda o mercado finaneiro como você; se estuda, com o emprego ela ficará mais entusiasmada para contribuir nos aportes mensais, se não, incentive e mostre como é bom ver a valorização das ações. Felicidades.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IF...
      Realmente a IF é muito boa e um sonho... porém conheço pessoas que tem a IF e pessoas que trabalharam a vida inteira.... HOje, creio que o meio termo é o que vale: Você ter dinheiro rendendo no banco e trabalhar/fazer algo que gosta sem se preocupar com chefes/horários, etc (desde que te renda um montante também).

      Quanto a minha esposa, no momento ela não aporta muito, pois está num recomeço na vida profissional, mas já está 'educada' financeiramente... em comparação com outras esposas que conheço... sou um sortudo! rsss

      Abração!

      Excluir
  6. Independencia financeira é o sonho de todos nós, boa sorte para todos que estão nessa luta!

    Abraço!

    Se puder, faça uma visita: http://investidoremacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi cara, tenho lido seu blog a algum tempo e agora que já estou num caminho resolvi criar o meu pra contar todo o caminho e gostaria de tê-lo o lendo as vezes e me ajudando a chegar lá, onde você também quer chegar, ou seja: na independencia financeira!!!
    http://enreikecendo.blogspot.com.br/ valeu.

    ResponderExcluir
  8. Bacana... vou visitá-lo também!

    Abraços!

    ResponderExcluir