sábado, 7 de julho de 2012

Saúde!


Amigos, estava com esse livro na prateleira de casa fazia alguns meses e confesso que sempre tive receio de lê-lo, pensando em ser mais um dos livros que contam fábulas sobre investimentos, etc.


 Eis que felizmente, me dei mal. O livro trata das semelhanças sobre finanças e alimentação, como por exemplo, a nossa educação sobre alimentação e financeira em nossa infância, que é horrível, pra não dizer nula.


Como sempre pratiquei esportes, pra mim ficou mais interessante ainda o livro (pratico cooper desde os 10 anos).


Além de imitarmos nossos pais (e também seus erros) nas finanças, também os imitamos na área de alimentação (e também seus erros.. rsss).
Trata também sobre o consumismo que invade a nossa casa nos dias de hoje, onde gastamos mais do que devemos, comemos mais do que devemos, enfim... nossa saúde financeira e alimentar estão extremante ligados. Dúvida ainda?


Então vai mais um exemplo:
Veja a maioria da população brasileira após os 50-60 anos, sofrem de saúde, não possuem grandes reservas financeiras (se possuir), ainda trabalham, dependem de hospitais públicos, sofrem de problemas no coração, etc. Ou seja, uma velhice não muito planejada.


Ou seja, além de não cuidarem do pé-de-meia, também não cuidam da saúde e na velhice o que mais precisamos? Saúde e Dinheiro.


Mas no nosso caso, não somos mais ignorantes a respeito de termos uma boa saúde financeira e corporal em nossa aposentadoria: temos que além de investir dinheiro, cuidar de nosso corpo também. Ou vamos gastar a nossa grande reserva futura em hospitais?





Ou seja, assim como o dinheiro, no futuro vamos colher o que plantamos hoje em nossa saúde. O que você faz hoje com a sua saúde ou o seu dinheiro, estará 'dando trabalho'/'dependendo de' alguém na sua velhice?


Não digo q devemos ser 'fisurados' por ter um corpo perfeito (pois aqui rola muito marketing também), mas uma caminhada 3x por semana faz bem a qualquer um.


O último capítulo do livro é o mais curto e o que mais te faz pensar muito sobre o assunto... Mas só descobrirá quem ler o livro... rss


O livro trata de mais assuntos também, sedentarismo, sobre pirâmides de calculos, pirâmides alimentícias, pirâmides de investimentos...



Fica aí a dica....


Abraços!

20 comentários:

  1. Esse é um ponto q considero super importante, cuidar da saude, alimentaçao, do corpo, caso contrario, de q adianta o dinheiro? Por aqui esse item é algo q tomo muito mais cuidado do q minha vida financeira, alimentação é equilibrada, corpo tem q ser movimentado, caminhar, patinar, pedalar, qq coisa, menos ficar jogado no sofa vendo tv, q alias, vive desligada, pois saude mental tb é preciosa ;)

    Rico, faz um favor? Evita usar letra amarela, como leio no reader e o fundo é branco, fica impossivel ler cores claras :)
    Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Ostra... a saúde deve vir em primeiro lugar ao invés da vida financeira... também valorizo isso..

      A propósito, a tv aqui em casa também só é ligada pra alguns programas alternativos e pra assistir filmes... a saúde mental também deve ser cuidada (evite rede globo e afins...)

      Obs.: Vou mudar a cor amarela tá?

      bjs!

      Excluir
  2. Fala Matrix!

    Esse post veio a calhar, como disse a ostra, esse é um assunto mega importante e sem demagogia, acredito que é mais importante ter saúde que uma carteira de investimentos transbordando.

    Confesso que preciso deixar a vida sedentária, mas embora não pratique nenhuma atividade física, cuido da alimentação e nos últimos meses até perdi uns quilos e a barriga de chope, rsrs!

    Falando em cooper, penso em começar a correr, já que é um esporte minimalista 9adoro coisas simples), onde só precisa de um bom tênis e uma roupa confortável, né? Vc tem alguma dica pra me dar?

    Abraço e bom fds!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corey... segue as dicas:

      0) Obs.: Sempre, sempre alonge antes e depois dos exercícios.
      1) faça caminhadas por 3 vezes por semana; durante um mês...
      2) no segundo mês tente dar umas corridinhas na 'volta', pois seu corpo estará 'mais quente'
      3) no terceiro mês comece o cooper devagar e sempre.. nada de sair correndo feito louco
      4) compre um tênis que combine com a sua 'pisada' de pé. faça o teste:
      http://globoesporte.globo.com/platb/correndoatras/2009/04/09/o-teste-da-pisada/
      5) Compre um Mizuno ou ASICS (nada de nike,que só serve pra passear)
      6) se tiver alguém pra caminhar/correr contigo é melhor porque não desanima
      7) se tiver um Ipod genérico, pode ir ouvindo música.
      9) se for macho, após a corrida, levante uns pezinhos
      8) Se for mais macho ainda, após a corrida, faça uns abdominais...rss

      É como investimento, não tenha pressa para ter resultados e saiba comer bem também... nada de comer muito à noite, evite doces, etc, etc.

      Ah.. neu sei o seu físico etc... mas veja se vc está bem, se não é obeso, etc...

      Abraços e sucesso!

      Se precisar de algo estamos aí...

      Excluir
    2. 9) va a um cardiologista antes de iniciar!!!

      Excluir
    3. Matrix, deixa eu corrigir uma dica sua.

      Após muitos estudos, a sua dica número 0 é ultrapassada.

      Não se faz mais alongamentos antes de exercícios. Só se faz alongamento no dia que vc não pode realizar exercícios.

      O que se recomenda antes de exercícios é aquecimento.

      Peço que vc confirme o que eu estou dizendo no Google.

      Um abraço e sucesso!

      Excluir
    4. Olá RNM!

      Realmente existe o estudo que meu "meninão agroboy" acima citou. Mas se vc faz alongamento do seu jeito há tanto tempo e dá certo, pra que mudar né?

      Pois é RNM, tb confesso que vencer o sedentarismo é meu grande desafio atualmente, maior do que vencer na bolsa, inclusive. Que dicas vc dá para alguém que detesta todos os esportes?

      Obs: não me trolle, pois não sou gordo... rs

      Excluir
    5. Ostra...
      Certíssima com sua dica do cardiologista!

      Eike...
      O meu aquecimento eu faço nos primeiros 5 minutos da corrida.. correndo bem de leve... Mas faço os alongamentos antes e depois... e sempre funcionou bem pra mim...

      Troll...
      Você não gosta de nenhum espore.. caceta...
      Bom, sugiro que você vá experimentando e fique no que gostar ou ainda fazer em companhia com alguém...

      Já fiz musculação durante um ano e não curtí, depois fui pra natação... Meu.. que delícia! após a aula de natação há uma sensação de relaxamento muito boa, muito boa mesmo... faz esse teste.

      Você pode também comprar uma bike e dar umas voltas.. eu faço isso e dá um gáz/alívio, sem contar as 'paisagens' que você pode ver na rua, etc.

      Após um mês praticando um esporte que você goste, sua disposição mudará 100%.. vai por mim. Tente a natação ou hidroginástica (dependendo da sua idade).

      Excluir
    6. Natação é uma boa! Valeu pela dica!

      Hidroginástica aos 30 é osso... hehehe

      Excluir
    7. É.. hidroginástica nos 60.... rsss
      VAi pra natação.. vc vai gostar.

      Excluir
    8. Olá Matrix!

      Valeu pelas dicas, já dei um ctrc ctrv num txt aqui. Ando bastante de bicicleta, mas a necessidade de um equipamento não me incentiva, gosto de coisas mais simples.

      Quanto a dica da ostra, eu faço acompanhamento com cardiologista pq minha pressão costuma subir durante minhas crises de stress, tirando isso minha saúde está bem.

      Eu jurava que Nike era a melhor marca de tênis de corrida, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. oi , rico! fiquei curiosa pra ler o livro..
    estes da expomoney são bem legais..
    já tá na lista aqui.!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana JI...
      Estou com outros livros em minha lista, conforme os for lendo, postarei aqui...

      bjs!

      Excluir
  4. Só um ADENDO ao post:

    1) Ontem mesmo tive que gastar $ 120 paus com antibióticos, pois estava com sinusite;
    2) Meu tio estava internado semana passada, com suspeita de ataque no coração. Ele paga convênio por onde trabalha. Mas disse q se fosse pagar por fora, para uma pessoa de 60 anos, sairia por R$ 600 a R$ 800,00 paus. OU SEJA, pra quem pensa em parar de trabalhar pra curtir... essa vai ser a grana que vai pro convenio nos seus rendimentos futuros.... Tem que ter muitos dividendos/rendimentos.... triste não!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um exemplo que dinheiro ajuda a ter saúde, mas começar cedo com bons hábitos ajuda a não gastar dinheiro pra buscar saúde.

      Excluir
  5. REalmente precisamos cuidar da saúde... Semana passada morreu um conhecido com 53 anos subitamente, de infarto... Fiquei pesando.. se fosse eu, teria curtido só 3a da aposentadoria, pois planejo parar aos 50... Deprimente...
    .
    Eu comecei a nadar 3x/semana... É muito mais puxado que eu pensava...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Max... que chato não...
      Então, por isso que defendo o 'meio termo': tem que juntar uma grana sim para uma possível aposentadoria + cedo ou 'semi-aposentadoria', etc... mas tem que 'viver' também. Tanto é que a partir do mês que vem 20% do meu salário será para 'viver' e 20% pra 'guardar'/'investir'.

      Quanto a natação, no começo e puxado mesmo... mas espera 1/2 meses.. seu pulmão e coração serão outros... vai por mim.

      Abraços!

      Excluir
  6. Legal o post, eu tbm nunca entendi o pessoal mais velho que conheço, eles ainda dependem do trabalho (quando eu for mais velho quero continuar trabalhando, mas não por necessidade financeira) e tem um saúde ruim (a maioria)...
    Mas o que mais me impressiona é a falta de dinheiro que eles têm, com uma idade tão avançada daria pra ter um reserva legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é.. também num tô afim de ficar dependente de emprego na velhice naum... quero chegar na minha IF aos 50... se der tudo certo...

      sucesso LDC!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir